Fundo de Incentivo ao Ensino inscreve projetos até 3 de abril

FIEn 2024 destina R$ 200.000,00 para desenvolvimento de projetos de ensino

A Universidade Federal de Santa Maria, através da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), divulga a abertura de inscrições ao Processo Seletivo para o Fundo de Incentivo ao Ensino (FIEn 2024).

O edital busca selecionar projetos de ensino que contribuam para a melhoria do desempenho acadêmico nos cursos da UFSM, de maneira alinhada aos objetivos institucionais previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2026 da UFSM. As inscrições seguem até o dia 03 de abril.

Os projetos deverão estar enquadrados em uma das seguintes Áreas do Conhecimento:

A) Ciências Exatas e da Terra;
B) Ciências Biológicas;
C) Engenharias;
D) Ciências da Saúde;
E) Ciências Agrárias;
F) Ciências Sociais Aplicadas;
G) Ciências Humanas;
H) Linguística, Letras e Artes.

Todos os projetos submetidos ao FIEn 2024 deverão estar registrados no SIE, na categoria “Ensino”, com data de vigência igual ou superior a 31 de janeiro de 2025.

Será destinado um total de R$ 200.000,00 para o desenvolvimento dos projetos do FIEn em 2024. Os recursos destinados ao edital serão distribuídos em duas faixas:

• Faixa A – de R$ 80.000,00, distribuídos entre quatro projetos de até R$ 20.000,00 cada um, contemplando projetos com grande abrangência e alto fator de impacto nas unidades;
  • Faixa B – de R$ 120.000,00, distribuídos entre 12 projetos de até R$ 10.000,00 cada um, atendendo áreas específicas.

Cada candidato(a) poderá inscrever somente um projeto e indicar somente uma faixa.

A pessoa solicitante que submeter o projeto deve ser servidor(a) da UFSM (docente ou técnico-administrativo/a) e coordenador(a) de projeto de ensino com registro na Plataforma de Projetos da UFSM. O projeto deve estar com status “em andamento ou renovado” e possuir data de encerramento posterior a 31 de dezembro de 2024.

Dentro de cada faixa poderão ser solicitadas bolsas acadêmicas e/ou recursos de custeio já existentes em registros de preços da UFSM, ou onde seja possível dispensa de licitação, mediante análise e concordância do Departamento de Material e Patrimônio da UFSM (DEMAPA).

Servidores(as) técnico-administrativos(as) em educação candidatos(as) ao FIEn poderão solicitar recurso de custeio, desde que o projeto inscrito esteja relacionado ao seu cargo e atenda ao interesse da UFSM (conforme parecer da Procuradoria Jurídica da UFSM – PROJUR – no processo número 23081.002739/2009-45, despacho número 1263/09) , não sendo possível nesses casos solicitar recurso para pagamento de bolsa(s) acadêmica(s).

As bolsas previstas nos projetos FIEn terão o valor mensal de R$ 500,00 e duração de oito meses, a contar do início da vigência do projeto (maio a dezembro de 2024), respeitando-se o indicado no inciso 4.3 do Edital.

Os projetos enquadrados na faixa “A” poderão solicitar até cinco bolsistas cada um. Já os projetos enquadrados na faixa “B” poderão solicitar até dois bolsistas cada um.

A escolha dos(as) bolsistas é prerrogativa do(a) solicitante e será de sua inteira responsabilidade, respeitando a Resolução N. 01/2013 da UFSM. A substituição e a escolha de novo bolsista são também de inteira responsabilidade do(a) solicitante, permanecendo todas as obrigações de execução do projeto proposto.

Edital 028/2024, com todas as orientações e modelos de documentação, está disponível no site ufsm.br/prograd. Outras informações podem ser solicitadas ao e-mail prograd@ufsm.br e ao telefone (55) 3220 8872.