UFSM recebe emenda parlamentar para ações de Igualdade de Gênero

Recurso será utilizado para desenvolvimento de ações de igualdade de gênero e de enfrentamento às violências

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio do Espaço Multiprofissional Casa Verônica e do Observatório de Direitos Humanos, recebeu, na tarde desta sexta, 22, uma emenda parlamentar para o desenvolvimento de ações de igualdade de gênero e de enfrentamento às violências no ambiente universitário. A proposição, no valor de R$ 200 mil, é de autoria da deputada federal Maria do Rosário e será aplicada no fortalecimento de ações já desenvolvidas pela instituição por meio da Casa Verônica.

Representando o mandato da deputada Maria do Rosário, a vereadora de Santa Maria, Marina Callegaro, fez a entrega dos recursos para a reitoria da UFSM. Marina ressaltou que a emenda foi destinada à Universidade a partir da identificação das demandas institucionais. A parlamentar lembrou que no ano passado, a deputada visitou a Casa Verônica e que o valor da emenda é para dar suporte às ações apresentadas na ocasião pela equipe multiprofissional.

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, ressaltou a importância do apoio parlamentar para o desenvolvimento de ações voltadas à igualdade de gênero e ao suporte das mães universitárias. Schuch destacou ainda que o valor recebido pela Instituição servirá para ampliar as políticas afirmativas e os serviços destinados às mães da UFSM.

Martha Adaime, vice-reitora da UFSM, lembrou do trabalho pioneiro no Brasil desenvolvido pela Casa Verônica – que completará um ano de atividades no mês de maio. Para a gestora, o apoio financeiro destinado ao Espaço gera uma sensação de tranquilidade à comunidade acadêmica de que o trabalho de enfrentamento às violências e de promoção da igualdade continuará sendo desenvolvido pela UFSM.

A Casa Verônica é um espaço fundamental para a nossa Instituição, oferecendo acolhimentos psicossociais e apoio para a comunidade acadêmica nas questões de gênero e sexualidade”, ressalta a docente Jane Schumacher, chefa do Observatório de Direitos Humanos da UFSM. Ela ainda lembra da necessidade do apoio parlamentar para a ampliação e fortalecimento dessas ações nos campi da Instituição.

Para Victor De Carli Lopes, da área de Cidadania da UFSM, as ações e a consolidação da Casa Verônica são possíveis por meio de uma caminhada coletiva, e que a emenda destinada ao Espaço é resultado de uma parceria de tempos entre as parlamentares e a Universidade.

Durante a reunião, também foi apresentada a campanha “UFSM sem assédios”, que está sendo conduzida pela Casa Verônica em parceria com outros setores institucionais. Também participaram da reunião o deputado estadual Valdeci Oliveira; o chefe do gabinete do reitor UFSM, Eduardo Rizzatti; a Pró-Reitora Adjunta de Extensão da UFSM, Jaciele Sell; e as/os representantes da Casa Verônica Gabriela Quartiero, Ricardo de Felippe e Wellington Hack.

Texto: Assessoria de Comunicação da Casa Verônica