Esporte Universitário: o programa da UFSM para levar a atividade física aos estudantes

A cada semestre, uma série de modalidades esportivas é ofertada gratuitamente a acadêmicos da Universidade

Fundamental para a manutenção da saúde física e mental, como também para o combate de doenças crônicas, a oportunidade de realizar atividades físicas é um direito de todo cidadão, assegurado pela Constituição Federal de 1988. A UFSM, como casa de muitos estudantes que vêm a Santa Maria de todo o Brasil, oferta, de maneira gratuita, a prática de diversas modalidades através do programa Esporte Universitário.

Semestralmente, é aberto um formulário no Portal de Questionários, disponível no Portal do Aluno, com diversos esportes ofertados exclusivamente para os acadêmicos, que devem escolher somente uma. As inscrições para o primeiro semestre letivo de 2024 iniciaram nesta segunda-feira (1º), com as seguintes alternativas:

• Coletivas – voleibol
  • Individuais – natação, tênis, padel, beach tênis, musculação, kendô, karatê, jiu-jitsu e aikido
  • Atividades expressivas do movimento – alongamento, corrida e cheerleading (atividades de líderes de torcida)

As modalidades são selecionadas a partir da quantidade de monitores – acadêmicos estagiários, bolsistas ou profissionais formados que atuam como voluntários – à disposição. A iniciativa, ligada ao Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), conta com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e é sempre conduzida, também, por um docente supervisor. Da primeira metade de 2024 em diante, o responsável será o professor Frederico Lima.

O Esporte Universitário foi criado com o objetivo de suprir a ausência da disciplina de Educação Física no ensino superior, que deixou de ser obrigatória para todos os cursos no fim da década de 1990. O programa trabalha tanto com a iniciação desportiva, para aqueles que nunca se envolveram com certas atividades físicas, quanto com a readaptação para aqueles que já praticaram e querem retomar e, até mesmo, para voltar a competir, ou manter a qualidade de vida pela saúde.

Neste primeiro semestre de 2024, estão sendo disponibilizadas mais de 650 vagas. As modalidades citadas podem sofrer alterações mas, de acordo com a coordenação do programa, se ocorrerem mudanças, serão poucas. As práticas começam a partir da próxima segunda-feira (8).

Fique ligado!

O que: prática de atividades físicas gratuita para estudantes da UFSM
Onde se inscrever: disponível no Portal do Aluno
Como se inscrever: através do formulário disponível no Portal de Questionários