UFSM lança fundo de inserção da extensão nos cursos de graduação

Iniciativa inédita possibilitará a integração da extensão na rotina dos graduandos

Nesta quarta-feira (17) a UFSM lançou o Fundo de Inserção à Extensão nos Currículos dos Cursos de Graduação da UFSM, o FIEC-G. O fundo destinará recursos para apoiar atividades de extensão vinculadas às matrizes curriculares dos cursos de graduação, de forma a fomentar a integração de atividades extensionistas na formação dos estudantes.

Para o reitor da universidade, Luciano Schuch, a novidade coloca a UFSM como pioneira no Brasil. “Nossa prioridade é aproximar a universidade da comunidade”, comenta, indicando a extensão como vetor de impacto social e qualificação do ensino, permitindo que os estudantes tenham vivências práticas enriquecedoras. De forma complementar, o pró-reitor de extensão, Flavi Lisboa, destaca o protagonismo da ação, principalmente por colocar a UFSM como figura de destaque no Fórum de Pró-Reitores de Extensão (CONIF) e no Colégio de Extensão da Andifes (COEX).

O lançamento do FIEC-G é o terceiro marco que representa os esforços da instituição em aproximar a extensão do ensino. Os dois primeiros ocorreram em 2019, representados pela aprovação da Política de Extensão e pela inserção das ações de extensão nos currículos dos cursos de graduação. Com o fundo, os cursos poderão investir em diárias para motoristas, passagens e despesas com locomoção, materiais de consumo e prestação de serviços de terceiros.

A partir desse ano, as coordenações dos cursos de graduação que já tiverem inserido atividades de extensão em seus currículos estarão elegíveis para requerer o financiamento. A solicitação é anual e em fluxo contínuo, voltado às ações que ocorrerão ao longo dos dois semestres letivos e realizada por meio de análise de plano de trabalho. A distribuição de verba ocorrerá segundo o número de estudantes matriculados em cada curso: os que tiverem até 65 matriculados, poderão receber até R$2.000 ao ano; enquanto os que tiverem mais de 65, o valor será de R$30,00 por estudante ao ano. A gestão do fundo será realizada pela Coordenadoria de Articulação e Fomento à Extensão (CAFE-PRE).

Texto: Subdivisão de Divulgação e Eventos da Pró-Reitoria de Extensão