Regional coordenada pela UFSM tem premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática

Cerimônia de premiação da OBMEP será realizada na sexta (3)

Mais uma vez, a UFSM esteve na coordenação regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), cuja 18ª edição foi realizada em 2023. Em todo o país, foram inscritos mais de 18 milhões de alunos, sendo que, destes, cerca de 846 mil foram classificados para a segunda fase. Foram concedidas, entre estudantes de escolas públicas e privadas, 650 medalhas de ouro, 1.950 medalhas de prata e 5.850 medalhas de bronze.

A Coordenação Regional (RS02), sediada junto ao Departamento de Matemática do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da UFSM, abrange um total de 127 municípios das regiões central e noroeste do Rio Grande do Sul, compreendendo 1.047 escolas públicas e privadas. Na 18ª edição, a regional teve, a nível nacional, 12 medalhistas de ouro, 34 de prata e 83 de bronze, além de 24 professores e 16 escolas. Em âmbito regional, foram 205 medalhistas de bronze, 96 de prata e 28 de ouro.

O Colégio Politécnico da UFSM é uma das escolas premiadas, tendo também cinco alunos medalhistas, além do professor Fabricio Fernando Halberstadt. Confira a lista dos premiados de todo o país.

A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem por objetivos estimular e promover o estudo da Matemática, identificar jovens talentos, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. A olimpíada é dividida em duas fases. A primeira consiste em uma prova de 20 questões de múltipla escolha. Os melhores colocados classificam-se para a segunda fase, que consiste em uma prova discursiva com seis questões.

Os alunos são divididos de acordo com o ano que estudam: nível 1 (6° e 7° ano), nível 2 (8° e 9° ano) e nível 3 (Ensino Médio). Os alunos com melhor desempenho na segunda fase são premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. A partir da 18ª edição, foram criados os prêmios regionais, com a concessão de medalhas aos estudantes considerando-se o desempenho na prova da OBMEP dentre os alunos do seu estado.

Segundo a professora do Departamento de Matemática da UFSM Taisa Junges Miotto, coordenadora regional da OBMEP, a UFSM tem um papel importante, pois auxilia com infraestrutura e toda a parte administrativa da aplicação da prova – divulgação, logística, contratação de coordenadores e fiscais de sala. A correção regional das provas da segunda fase é feita por professores da Universidade, que ainda fornece sala para sediar a coordenação da OBMEP. “A OBMEP ajuda a formar um elo entre a UFSM e a comunidade escolar da regional”, destaca Taisa.

A cerimônia regional de premiação da 18ª OBMEP será realizada na sexta-feira (3), às 14h, no Park Hotel Morotin, em Santa Maria. Todos os espaços já estão reservados para os representantes das escolas.