A recepção aos calouros do segundo semestre de 2024 iniciou nesta segunda-feira (09). Cerca de 1500 novos alunos iniciam na Universidade neste mês, e a programação de acolhimento segue até a sexta-feira (13). Diversas atividades vão ocorrer em cada Centro e também em frente ao Restaurante Universitário I. No domingo (15) será realizada uma edição especial do Viva o Campus Volta às Aulas, das 15h às 18h, no Largo do Planetário. A Calourada na Gare ocorre de 9 a 11 de setembro, das 18h à meia-noite, na Gare da Viação Férrea. A programação completa pode ser encontrada no site.
Neste semestre, o início das aulas, que normalmente acontece no mês de agosto, foi adiado para setembro pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), por conta da recuperação da greve e do período das enchentes. “Foi um semestre muito conturbado, em que muitas famílias foram afetadas, é uma Calourada que também vale para os veteranos. Essa programação é toda leve, para darmos risada e curtimos música, porque tivemos um primeiro semestre muito pesado. Desejamos que o tempo aqui na Universidade seja maravilhoso, e que aproveitem o que esta instituição tem a oferecer em termos de Ensino, Pesquisa e Extensão”, explica a vice-reitora Martha Adaime.
A primeira acolhida
Nos centros de ensino, as atividades começaram logo cedo. O Centro de Ciências Rurais (CCR) iniciou com uma palestra às 8h30min, no Auditório Flavio Miguel Schneider. Estavam presentes o diretor do Centro e os professores coordenadores dos 6 cursos. “É uma breve apresentação, depois cada coordenador tem o seu espaço com os alunos do seu respectivo curso. Falamos sobre essa virada de chave na vida estudantil e entrada na vida acadêmica”, comenta a coordenadora do Curso de Agronomia, Francine Damian Da Silva. “Muitos saíram de casa, são novas experiências, por isso falamos alguns conselhos para aproveitar a vida aqui na Universidade, é mais um acolhimento”, complementa a coordenadora do curso de Tecnologia em Alimentos, Flávia Michelon Dalla Nora.
Arthur Goliati, Matheus Martini e Paulo Henrique Ramos são calouros do curso de Zootecnia, respectivamente de Caçapava do Sul, Santa Maria, e São Gabriel, e comentam que se sentiram muito acolhidos pelos veteranos. Arthur explica que se interessou pelo curso por gostar de animais e porque sua irmã também o cursou. “Ela já me deu vários conselhos, então a expectativa é pelo aprendizado, a experiência e novas relações”, conta. Marcos Paulo Pereira Ribeiro é veterano do curso de Agronomia, e comenta que os bixos estão bem animados. “Está sendo bem legal, tem um pessoal meio perdido, mas agora vamos fazer algumas dinâmicas para nos conhecermos melhor”. O acadêmico ainda relata que, pela tarde, ocorrem atividades com as Atléticas e com o PET Agronomia.
Depois da palestra, os bixos do curso de Agronomia se reuniram em frente a Biblioteca Setorial do CCR para interagir com os veteranos. Renan Bortoli é natural de Júlio de Castilhos, e conta que escolheu a UFSM por ser uma instituição de prestígio no país. “Eu vivo agricultura todos os dias, é o que eu quero para minha vida. O pessoal foi bem receptivo, nos sujaram bastante. A expectativa é fazer várias amizades e conhecer bem o campus, que é tão grande”, destaca.
No Centro de Tecnologia, os novos discentes foram recebidos pelos coordenadores dos cursos e com apresentações de projetos. “A expectativa é que cheguem 300 novos alunos, ou mais”, afirma o coordenador substituto de Engenharia de Produção, Mario Fernando Melo.
O agora acadêmico de Sistema de Informação, Cauã Lima de Oliveira, veio do Ceará e espera ter novas experiências: “me desenvolver tanto acadêmica quanto pessoalmente”. Esta não foi a primeira opção dele, que conheceu a Universidade através do curso de Engenharia Aeroespacial, que o motivou a vir para Santa Maria. “Havia muitas opções, eu gostei da Universidade e estou aproveitando para conhecê-la melhor”, explica o recém-chegado.
Boas vindas institucionais
O evento institucional de boas vindas aos calouros também aconteceu nesta manhã, em frente ao Restaurante Universitário (RU). A programação contou com música, o show do humorista Marcito Castro e stands de projetos institucionais. Além disso, o reitor, Luciano Schuch, a vice-reitora, Martha Adaime e representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), deram as boas-vindas aos novos alunos.
Em sua fala, Schuch enfatizou a importância da participação dos alunos no ambiente acadêmico. “A Universidade tem oportunidades de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação. A nossa relação com a comunidade é fundamental. Se envolvam com a Universidade”, desejou o reitor.
Os novos acadêmicos assistiram à programação após participarem da recepção de seus cursos. A veterana do curso de Farmácia, Leticia Vitória, conta que as atividades realizadas com os “bixos” em frente ao CCS os ajudaram a conhecer os novos colegas. “Quero que dê tudo certo, quero entregar minha plaquinha para minha bixo!”, compartilha a estudante. Para os estudantes de Medicina que foram aprovados no início deste ano, o ingresso na Universidade é a realização de um sonho. “A gente passou há um tempo, então estávamos esperando o nosso sonho se concretizar”, divide Naele Benício.
Programação ao longo da semana
O restante da semana terá atividades com DJ’s, coletivos de brechós, bandas e saraus. A programação continua após o horário letivo. A Calourada na Gare tem início às 18 horas nesta segunda- feira (09) e se estende até quarta- feira. Shows que misturam rock, funk, sertanejo e samba finalizam o dia dos calouros.
Texto: Giulia Maffi e Jessica Pavan, estudantes de Jornalismo e bolsistas da Agência de Notícias
Fotos: Gustavo Damascena, estudante de Produção Editorial e bolsista da Agência de Notícias e Laurent Keller, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, Jornalista