Acaba de ser lançado o livro From Crops and Wastes to Bioenergy: Current Status and Challenges (“Dos cultivos e resíduos para a bioenergia: estado atual e desafios”, em tradução livre), publicado pela WoodHead Publishing e a Elsevier. A publicação, disponível desde 14 de março, conta com três capítulos elaborados pelos professores Flávio Dias Mayer, Michel Brondani e João Henrique Cabral Wancura, todos do Departamento de Engenhar Química da UFSM, além do doutorando Francisco Dalcin Vezaro, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química. O livro teve como editores os professores da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) Electo Eduardo Silva Lora e Osvaldo José Venturini, em conjunto com o professor Manuel Garcia Perez, da Washington State University, dos Estados Unidos.

O livro é resultado da colaboração internacional entre 63 pesquisadores de 17: Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, México, Índia, África do Sul, China, Espanha, Estados Unidos, Suíça, Turquia, Dinamarca, França, Portugal e Irlanda. Vários professores da Unifei, assim como egressos de diferentes cursos de pós-graduação e discentes, participaram como autores principais e coautores de vários capítulos. Além dos pesquisadores da UFSM, membros da Universidade Federal de Paraná (UFPR), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de São Paulo (USP) também contribuíram com o livro.
Nas 720 páginas do livro, exploram-se todos os aspectos da utilização de biomassa para bioenergia como biocombustível e bioeletricidade, oferecendo visões valiosas para estudantes, especialistas da indústria, profissionais e empreendedores. From Crops and Wastes to Bioenergy: Current Status and Challenges explora de maneira abrangente o mundo da utilização energética da biomassa, desde os princípios fundamentais e tecnológicos, até as questões comerciais, socioeconômicas, ambientais e regulatórias. O livro examina meticulosamente o papel da biomassa na transição energética e na mitigação das mudanças climáticas decorrentes de emissões de gases de efeito estufa, assim como aborda a logística e a cadeia de suprimentos de projetos de biomassa e meios de avaliação da sustentabilidade dos sistemas de bioenergia.
Entre os 20 capítulos, vários apresentam uma atualizada e profunda apresentação de rotas específicas de conversão de energia, incluindo processos termoquímicos, bioquímicos e químicos, bem como síntese de biocombustíveis, produção de hidrogênio a partir de biomassa, biorrefinarias, e geração de eletricidade e tecnologias de conversão de resíduos em energia. Além disso, o livro discute os elementos de sucesso e de fracasso de projetos e programas de bionergia em todo o mundo.
Destaque do prefácio – “A biomassa é nossa única fonte renovável a base de carbono para a produção de combustíveis e produtos químicos e é recurso essencial no combate ao aquecimento global através da desfossilização da matriz energética. No entanto, há uma necessidade urgente de aumentar o número de especialistas disponíveis para construir uma bioeconomia. Este livro visa organizar a vasta quantidade de novas informações e conhecimentos gerados em torno da conversão de biomassa e bioprodutos, fornecendo aos leitores um quadro de referência abrangente.”
Com informações da Subdivisão de Comunicação do Centro de Tecnologia