O projeto Conexões Maternas retornará às atividades em 2025 com uma programação especial: o Cine Materna – sessões de cinema externas para mães da UFSM. Um espaço de respiro, escuta e reconhecimento das experiências de mulheres-mães da comunidade acadêmica. A curadoria dos filmes será dedicada às obras nacionais e estrangeiras que abordam a maternidade em suas múltiplas dimensões. A ideia é proporcionar um ambiente em que as mulheres possam se ver representadas nas telas e, a partir dessa identificação, compartilhar vivências, refletir coletivamente e fortalecer vínculos de apoio.
A primeira sessão acontecerá na próxima sexta-feira (16), às 15h , no prédio 16 do Centro de Educação (CE), sala 115. A programação foi escolhida com participação do público por meio de um enquete nas redes sociais do projeto. Será exibido o filme brasileiro “Como nossos pais”, de Laís Bodansky.
O filme conta a história de Rosa (Maria Ribeiro), 38 anos, é uma mulher que se encontra em uma fase peculiar de sua vida, marcada por conflitos pessoais e geracionais: ao mesmo tempo em que precisa desenvolver sua habilidade como mãe de suas filhas, manter seus sonhos, seus objetivos profissionais e enfrentar as dificuldades do casamento, Rosa também continua sendo filha de sua mãe, Clarice (Clarisse Abujamra), com quem possui uma relação cheia de conflitos.
Após a exibição, será realizada uma roda de conversa entre os participantes, criando um espaço para trocas de experiências e reflexões.
Crianças são bem-vindas nas sessões.
Mais informações no Instagram: @conexoesmaternas.ufsm.