O projeto Conversando sobre Teoria Política – Encontros de Estudo, organizado pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos em Ciência Política (NPCP) da UFSM, será retomado na próxima terça-feira (20), a partir das 17h, na sala 2165 do prédio 74A. O objetivo é analisar e debater os fatores de crise e desestabilização recentes dos regimes políticos democráticos.
A primeira etapa, neste semestre, terá três encontros. No dia 20, o tema será “Democracia em crise ou democracia é crise?”, abordando aspectos da Teoria Democrática e contextualizando os posicionamentos e ações com caráter antidemocrático nas últimas duas décadas. Na sequência, nos dias 3 e 17 de junho, com o tema “Deterioração da democracia – fatores internos e antidemocráticos”, ocorrerá a análise e debate do livro “Como as Democracias Morrem”, de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt, de 2018.
No segundo semestre, os encontros abordarão os livros “Crises da Democracia“, de Adam Przeworski, publicado em 2020; “Biografia do Abismo”, de Felipe Nunes e Thomas Traumann, publicado em 2023; e “Por que a Democracia Brasileira não Morreu?“, de Marcus André Melo e Carlos Pereira, publicado em 2024.
Os encontros do projeto são abertos a todos os interessados, e a participação não requer inscrição prévia.
Programação:
“Democracia em crise ou democracia é crise?”
Dia 20 de maio, 17h, na sala 2165 do prédio 74A
Com Cleber Ori Cuti Martins, professor de Ciência Política
“Deterioração da democracia – fatores internos e antidemocráticos”
Dias 3 e 17 de junho, 17h, na sala 2165 do prédio 74A
Análise e debate do livro Como as Democracias Morrem (Steven Levitsky e Daniel Ziblatt – 2018), com João Luiz Franzon, mestrando no PPG Ciências Sociais, e Pâmela Caroline Alves Pinto, discente de Ciências Sociais/Bacharelado.