A Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) informa que estão disponíveis os resultados – relativos ao segundo semestre de 2024 – da Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem, os quais podem ser acessados aqui. Esse processo avaliativo teve início em 2016, com o nome de Avaliação do Docente pelo Discente, uma vez que, naquela época, os docentes eram os sujeitos da avaliação. Esse modelo seguiu até o segundo semestre de 2019, sendo substituído em 2020 e 2021 pela avaliação do Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (Rede), formulada com o objetivo de apurar a percepção dos docentes e discentes sobre o processo de ensino e aprendizagem durante o período da pandemia.
A ferramenta usada para mostrar os resultados permite que os mesmos possam ser apresentados de acordo com diferentes classificações, como “nível de ensino”, “unidades de ensino”, “todos os cursos”, “resumo do curso”, “todos os departamentos”, “resumo do departamento” e “série histórica”. A CPA também preparou tutoriais de acesso aos resultados individuais.
Instituído no primeiro semestre de 2022, o instrumento de avaliação adotado atualmente foi construído por um grupo de trabalho formado por pesquisadores, analistas da instituição e membros da CPA, tomando por base estudos estatísticos de pesquisadores do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH). O modelo atual avalia apenas três itens: a atuação docente, as estratégias de ensino e o conteúdo das disciplinas. Além disso, os respondentes também contam com um espaço para comentários.