O projeto de extensão “Flores para todos na região norte do Rio Grande do Sul”, coordenado pela professora Gizelli Moiano de Paula, retoma suas atividades em 2025 com a implantação de uma nova etapa na propriedade do agricultor familiar Ademar Azevedo do Prado Junior, da Produtos do Sítio Orgânico. Neste ano, o cultivo será focado em duas cultivares de girassol – Vicent’s Choice e Vicent’s Choice Tangy –, totalizando cem hastes florais que serão comercializadas pela família nas feiras e por sistema de delivery, agregando valor à produção agroecológica já consolidada.
A ação é desenvolvida pela equipe PhenoGlad, uma equipe multi-institucional que desenvolve o projeto pelo Brasil. No âmbito do Campus da UFSM em Frederico Westphalen (UFSM/FW), conta com o envolvimento de dez alunas do curso de Agronomia, sendo três bolsistas apoiadas pelos editais do Fundo de Incentivo à Extensão (Fiex) e de ações alinhadas aos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), fortalecendo o papel formativo do projeto, que alia extensão universitária à vivência prática no campo. A escolha do girassol como espécie a ser cultivada se dá pela simplicidade do manejo e pela boa aceitação do mercado local, reforçando a proposta do projeto de integrar geração de renda, sustentabilidade e impacto social.

Impactos ao longo dos anos
Desde seu início, em 2019, o projeto Flores para Todos tem se destacado por oferecer novas oportunidades a pequenos agricultores do norte gaúcho, promovendo a diversificação da produção e o aumento da renda por meio da floricultura. Entre 2019 e 2023, foram distribuídos gratuitamente bulbos de gladíolos, sementes de girassol e mudas de estátice a 17 produtores e uma escola pública, selecionados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS) de Frederico Westphalen, abrangendo também outros municípios, como Ametista do Sul, Caiçara, Chapada, Iraí, Novo Xingu, Rondinha, Sarandi, Seberi e Vicente Dutra.
O uso do aplicativo PhenoGlad Mobile foi essencial para orientar os produtores quanto ao momento ideal de plantio, adubação e colheita, otimizando os resultados. Além dos impactos econômicos, o projeto contribuiu com o embelezamento das comunidades e doações de flores a igrejas locais, evidenciando também um efeito social e emocional significativo.
Durante a pandemia, em 2020, o projeto manteve o suporte remoto aos participantes, adaptando-se aos desafios e possibilitando que a comercialização direta ao consumidor continuasse. Em 2021, com a introdução do girassol e a expansão para uma escola de Seberi, o projeto estimulou o interesse de crianças e jovens pela agricultura, fortalecendo vínculos com o campo. Nos anos seguintes, a diversificação continuou com o cultivo de estátice, além dos gladíolos e girassóis, incrementando a renda familiar e abrindo novas frentes de comercialização.
Uma flor, muitos significados
Com o apoio inicial do Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e Sicredi Zona da Produção, o projeto Flores para Todos vem se consolidando como uma alternativa economicamente viável e socialmente relevante, promovendo o uso das flores como instrumento de transformação. Além do retorno financeiro, as flores carregam valor simbólico e cultural, representando sentimentos e fortalecendo a relação entre produtor e consumidor.
A retomada em 2025 reforça o compromisso da UFSM/FW com o desenvolvimento regional, a valorização da agricultura familiar e a formação de estudantes por meio de práticas extensionistas. Assim, o projeto continua a florescer no campo e na vida das pessoas.
Texto e foto: Conrado Araujo, estudante de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Gracieli Fernandes, Subdivisão de Divulgação Institucional da UFSM/FW
Revisão: Agência de Notícias