Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CAU/RS leva Rumos de Arquitetura e Urbanismo para Santa Maria com debates, workshops e atividades abertas à comunidade

Ação conta com o apoio da UFSM através do curso de Arquitetura e Urbanismo



Nos dias 29 e 30 de maio , o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) promove em Santa Maria mais uma edição do Rumos da Arquitetura e Urbanismo — evento itinerante que percorre diferentes cidades do estado com o objetivo de fomentar reflexões e ações distintas aos principais temas da profissão. Toda a programação é gratuita e aberta à comunidade. A ação acontece no LabCriativo e Edutech – Mercado da Vila Belga (Rua Manoel Ribas, 2038 – Centro).

A programação completa pode ser encontrada no site e as inscrições são gratuitas, basta retirar ingressos no Sympla.

Criado para aproximar o CAU/RS de profissionais, estudantes e da sociedade no interior do estado, o Rumos propõe discussões sobre patrimônio, planejamento urbano, exercício profissional, ética, ensino, novas tecnologias e os desafios contemporâneos da Arquitetura e Urbanismo. Em 2024, o evento passou por Capão da Canoa, Porto Alegre, Pelotas e Passo Fundo.

A edição de Santa Maria 2025 contará com uma participação internacional: a arquiteta e urbanista Adriana Piastrellini , fundadora da AdbA – Art Déco Buenos Aires , é referência internacional na preservação, valorização e inovação no campo do Art Déco , com atuação reconhecida em toda a América Latina. Ela participará do painel “Experiências de Gestão em Patrimônio Art Déco” , que marca a palestra de abertura do evento.

A escolha do tema para Santa Maria não é por acaso: a cidade abriga um dos maiores e mais bem preservados acervos de arquitetura Art Déco do Rio Grande do Sul. A proposta é promover o reconhecimento e a valorização desse patrimônio, por meio da troca de experiências entre especialistas e agentes locais.

Além da presença internacional, a programação inclui debates sobre ética e as armadilhas da profissão, oficinas práticas de fotografia e estruturas para arquitetos, ações de orientação profissional, palestras técnicas e a tradicional Caminhada do Patrimônio , que convida o público a redescobrir edificações emblemáticas da cidade, reforçando a importância da memória urbana.

O evento conta com o apoio de: FeNEA, SAERGS, AAI Brasil-RS, AsBEA, IAB RS, CAU-UFSM , Câmara de Vereadores de Santa Maria, Ulbra, UFN, Prefeitura Municipal de Santa Maria.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-69236

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes