Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Com ingressos esgotados, “CineConcerto” da Orquestra Sinfônica será transmitido pela internet

Com início às 20h, o espetáculo desta terça-feira (27) marca o aniversário de 8 anos do Centro de Convenções da UFSM



Os ingressos para o “CineConcerto”, espetáculo que a Orquestra Sinfônica de Santa Maria apresenta nesta terça-feira (27), esgotaram-se poucas horas após a sua liberação (de forma gratuita) para o público. No concerto, a orquestra vai apresentar trilhas sonoras marcantes de grandes sucessos do cinema, que também lotaram sessões na época em que estiveram em cartaz nas salas de exibição. No entanto, quem não conseguiu ingresso poderá mesmo assim assistir ao espetáculo, pois a Coordenadoria de Tecnologia Educacional (CTE) vai transmiti-lo em seu canal da UFSM no Youtube, a partir das 20h. O concerto também marca o aniversário de 8 anos do Centro de Convenções da UFSM, espaço que, desde a sua abertura, tornou-se a casa da orquestra, tanto para as apresentações como para os ensaios.

Sob a regência da maestrina Jamille Padoin, o concerto vai contar com as performances, como solistas, da cantora Tiane Tambara e da violinista Regina Sachet Guerra. Com relação ao repertório escolhido, se o critério for sucesso de bilheteria, não poderiam ficar de fora as trilhas sonoras compostas por John Williams. No “CineConcerto”, estarão presentes alguns dos seus primeiros sucessos (os temas da saga “Star Wars”) e alguns dos mais recentes (a música para os filmes de Harry Potter), sem deixar de lado trilhas feitas para o seu maior parceiro, o cineasta Steven Spielberg (com os temas de “E.T.”, “Jurassic Park” e dos filmes de Indiana Jones).

Outro compositor contemplado no programa é Bernard Herrmann, famoso pelo tema de “Psicose” e outras colaborações com o diretor Alfred Hitchcock. No caso de Ennio Morricone, entre as suas várias trilhas sonoras icônicas, tanto para o cinema europeu como para Hollywood, a obra escolhida para representá-lo no concerto foi o tema de “Cinema Paradiso”. Mais recentemente, essa confraria de grandes compositores do cinema permanece viva com os trabalhos de Hans Zimmer, cujas trilhas para “Gladiador” e “Piratas do Caribe – A Maldição do Pérola Negra” também estarão no “CineConcerto”.

Constam ainda no programa as trilhas sonoras de dois arrasa-quarteirões do final da década de 1990 e início dos 2000: os temas de “Titanic”, composto por James Horner, e da saga “O Senhor dos Anéis”, de autoria de Howard Shore. Mas nem todos os grandes filmes são marcados por uma trilha sonora original. Esse é o caso, por exemplo, da maioria dos filmes de Stanley Kubrick, que notoriamente usava em suas produções obras de compositores ligados à música erudita. Para abrir o “CineConcerto”, o filme escolhido foi “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, que já nos seus primeiros minutos cativa os espectadores com a intensidade de “Assim Falou Zaratustra”, de Richard Strauss, balanceada logo depois pela leveza do “Danúbio Azul”, de Johann Strauss II.

Outras informações constam nas redes sociais da orquestra (Instagram e Facebook).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-69268

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes