Na próxima segunda-feira (16), às 9h, a UFSM realizará uma aula aberta com o tema “Literatura, docência e o processo criativo”, no Centro de Educação (sala 3272, prédio 16A). A atividade integra o seminário temático “Literatura e formação: a docência pelo olhar do narrador”.
O evento é gratuito e aberto à comunidade acadêmica e público externo, com foco em estudantes, professores, pesquisadores e interessados nas relações entre literatura, educação e subjetividade.
A aula contará com a presença dos escritores Auri Antônio Sudati, Marcos Adede y Castro e Maria Aparecida Azzolin, que compartilharão suas vivências e reflexões sobre o fazer literário. A partir de seus próprios processos criativos, os convidados abordarão como a literatura pode inspirar práticas pedagógicas e oferecer novas formas de compreender a formação docente.
Durante o seminário, também será proposta uma leitura crítica e hermenêutica de obras literárias que tematizam, direta ou simbolicamente, a experiência escolar e a docência, como “O apanhador no campo de centeio“ (J. D. Salinger), “O Ateneu“ (Raul Pompéia), “A educação pela pedra” (João Cabral de Melo Neto) e “Balão Cativo“ (Pedro Nava). O objetivo é investigar como diferentes narradores literários representam o universo escolar, revelando perspectivas que vão do ressentimento à empatia, e refletir sobre os desafios enfrentados na educação, incluindo a violência nas escolas.
O seminário visa, ainda, contribuir para a formação crítica de professores e fomentar debates sobre o papel da literatura na construção de sentidos para a docência.
Mais informações no Instagram do Centro de Educação da UFSM.