Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

1ª Corrida da Causa Animal de Santa Maria une atividade física e zelo pelos animais

Evento realizado neste domingo (15) na UFSM aliou corrida, caminhada e solidariedade em benefício ao Projeto Zelo, que cuida de animais abandonados na Universidade



O campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi palco, no último domingo (15), da 1ª Corrida da Causa Animal, evento que uniu esporte, solidariedade e conscientização. Com provas nas modalidades de dois quilômetros de caminhada e cinco quilômetros de corrida, a atividade reuniu cerca de 700 participantes — entre corredores, caminhantes e amantes dos animais — em torno de dois grandes objetivos: incentivar a prática de exercícios físicos e arrecadar recursos para o Projeto Zelo, iniciativa educacional da UFSM dedicada ao cuidado e tratamento de animais abandonados enquanto aguardam adoção.

Conexão entre saúde e solidariedade

(medalhas em formato de cachorro distribuídas pela participação na corrida

O idealizador do evento, professor e vereador Luiz Fernando Cuozzo Lemos, celebrou o sucesso da estreia: “Fico muito feliz em conseguir conectar as pautas do exercício físico com a solidariedade e o cuidado com os animais, unindo corredores que por vezes ainda não pensam na causa animal, bem como amantes da causa animal que não têm o hábito de praticar exercícios físicos.”

Segundo Cuozzo, o planejamento da segunda edição já está em andamento. A próxima corrida deve ocorrer em outubro, mês em que se celebra a causa animal em Santa Maria. Enquanto as medalhas da primeira edição foram produzidas no formato de cachorro, a ideia para a próxima é homenagear os felinos.

Arrecadação e apoio ao Projeto Zelo

Para além do número expressivo de participantes, o organizador destacou o valor arrecadado: R$ 9 mil, doados ao Projeto Zelo por meio da clínica veterinária que presta serviços à iniciativa.

De acordo com a coordenadora do Zelo, professora Fabiana Stecca, o evento é relevante tanto para o financiamento das atividades quanto para a conscientização sobre o abandono de animais, prática comum no campus da UFSM.

Ela reforça a importância das doações recebidas para manter o atendimento veterinário aos animais acolhidos, como o famoso Silveira, que faz tratamento através do projeto. “Para nós, o evento é muito importante, alinhando o atual destaque à saúde, por meio do cuidado com o corpo e a mente, com a causa animal. Penso que esses participantes podem também ser futuros voluntários, estando sensibilizados com a causa”, pontua Fabiana.

O Zelo também mantém um brechó solidário no Colégio Politécnico da UFSM, que recebe doações de roupas, calçados e acessórios. Toda a renda arrecadada é revertida em benefício dos animais. Além disso, o projeto aceita doações diretas de ração ou valores via Pix, disponível no Instagram @zeloufsm.

Corrida, saúde e conscientização

A largada aconteceu por volta das 8h30 da manhã, no Largo do Planetário da UFSM. O primeiro competidor a cruzar a linha de chegada foi João Vitor da Silva Ferreira, que completou o percurso em 18 minutos e 48 segundos. Praticante de corrida desde 2016, ele destacou a importância de iniciativas como esta, que aproximam pessoas do meio esportivo com a causa, aliando saúde e cuidado com os animais. Além disso, o corredor acrescentou que é muito bom ser o primeiro, resultado de seus treinos e em apoio a importante causa.

Nina Freire e sua mãe Milena caminharam junto ao seu cão Otto (Foto: Rafael Rintzel)

Pódio da corrida 5 km

Feminino
Êndelyn Cesar Luts
Cláudia Rosane de Castro
Angelita Braga

Masculino
João Vitor da Silva Ferreira
José Artur Oliveira da Silva
Anderson Messias Rodrigues

Presença de todas as idades (e espécies)

Quem também fez questão de participar do evento foi a pequena Nina Freire, de oito anos, que correu junto com sua mãe Milena Freire e o cachorro da família Otto, todos uniformizados. 

Em sua primeira corrida junto ao pet, Nina viu no evento uma ótima ideia para contribuir com a causa animal. Sua mãe, Milena, acrescenta que ambas as atividades se complementam: o aumento no estímulo da prática de atividades físicas e visibilidade ao projeto Zelo, especialmente agora, com o destaque recente do pró-reitor de assuntos caninos, o Silveira.

Texto e foto: Rafael Rintzel, estudante de Jornalismo e estagiário da Agência de Notícias
Fotos: Paulo Baraúna, estudante de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-69530

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes