
Na manhã desta segunda-feira (16) alunos do 6º ao 9º ano e professores das escolas municipais de ensino fundamental Pedro Lovato e Teófilo Streck, ambas de Novo Cabrais (RS), visitaram o Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM em Silveira Martins. O objetivo da visita foi conhecer o paisagismo regenerativo que, de forma inédita, vem sendo realizado desde dezembro de 2024 pela Equipe PhenoGlad da UFSM, por meio do projeto Flores para Todos.
O professor Nereu Augusto Streck acompanhou os alunos e professores das escolas e explicou os princípios do paisagismo regenerativo. “Os alunos viram na prática os resultados do que é a tendência mais moderna na área de paisagismo”, explica o professor. Ao chegar no espaço da UFSM, os alunos acharam um pouco estranho os canteiros regenerativos, mas assim que entenderam e passaram pelos canteiros logo se encantaram e passaram a apreciar um novo jeito de enxergar as plantas”, complementa.
De acordo com ele, o paisagismo regenerativo utiliza os princípios do paisagismo pós-medieval associado aos princípios da agroecologia, agricultura regenerativa, agricultura orgânica, permacultura e agricultura de processos, e isso os jovens alunos entenderam na prática hoje.
Após a visita à UFSM, o professor Nereu acompanhou os alunos e professores das duas escolas até a praça central da cidade, onde mostrou a eles os canteiros que já foram restaurados pelo Projeto Flores para Todos em parceria com a Prefeitura de Silveira Martins.
Texto: Projeto Flores para Todos