Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor da UFSM recebe prêmio Açorianos na categoria literatura juvenil

Andre Cordenonsi foi destacado por “Sherlock e os aventureiros: Resgate sobre trilhos"



Da esquerda para a direita, o editor Artur Vecchi e o autor Andre Cordenonsi durante a entrega do Açorianos
Imagem colorida vertical da capa do livro. No alto da página, o nome do autor, "A. Z, Cordenonsi". Logo abaixo, o nome "Sherlok" em tamanho grande, sendo que a letra "S" está dentro de uma lupa. Um pouco abaixo, diagramado de forma integrada, "e os aventureiros". No espaço inferior, o nome do fascículo, "Resgate sobre trilhos"
Capa da obra premiada como literatura juvenil no 30º Açorianos de Literatura

O professor André Cordenonsi, do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi um dos vencedores do 30º Prêmio Açorianos de Literatura. Promovida pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, a premiação considerada o mais antigo e o mais importante do Rio Grande do Sul, ocorreu nesta segunda (16), no Teatro da Câmara Túlio Piva, no bairro Cidade Baixa. 

Cordenonsi recebeu o prêmio de melhor obra de Literatura Juvenil por “Sherlock e os Aventureiros: Resgate sobre Trihos”. O livro foi escolhido por júri formado por três escritores finalistas do Açorianos. Além do professor da UFSM, outros escritores foram escolhidos nas seguintes categorias: crônica, ensaio de literatura e humanidades, conto, literatura infantil, poesia, categorai especial e livro do ano. A lista completa pode ser conferida no site da Prefeitura de Porto Alegre.

Para o professor, “participar como indicado por três vezes já é a realização do sonho de qualquer escritor. Vencer é indescritível”. Ele ainda complementa:” Em um ambiente onde a literatura parece ser atacada e esvaziada por pequenos setores da sociedade, a valorização das letras, da contação de história e da arte de criar histórias que entretém e formam é um ato revolucionário e de resistência à esses ataques. Escrever literatura para jovens e crianças é apostar em um futuro melhor para as próximas gerações e para a humanidade'”

Literatura fantástica

“Resgate sobre Trilhos” é o quarto capítulo da série “Sherlock e os Aventureiros”, de Cordenosi. A obra de literatura fantástica do gênero steampunk foi lançada pela Editora Avec, de Porto Alegre. 

Além do detetive Sherlock, o texto traz outros personagens conhecidos – alguns da ciência, outros da ficção – como o inventor servo-croata Nikola Tesla, a cientista polonesa Maria Skodowska, mais conhecida como Marie Currie, e o ladrão de casaca Arsène Lupin, criado pelo escritor francês Maurice LeBlanc. 

Cordenonsi também é autor do universo de aventura e mistério Le Chevalier, em parceria com o ilustrador Fred Rubim; e da série de horror sobrenatural A Irmandade do Olho do Corvo. O escritor, em conjunto com os professores Nikelen Witter e Eneias Tavares, assina a autoria de Guanabara Real.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-69541

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes