A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) já inventariou mais de 107 mil bens patrimoniais em 49 dias. Esse número, apesar de parecer alto, representa 37,37% da totalidade dos bens a serem inventariados no patrimônio da Instituição. A instituição conta ainda com 60,42% de bens não conferidos, o que corresponde a 173.960 mil bens ainda sem informe no sistema de controle patrimonial.

O inventário patrimonial consiste em procedimento administrativo realizado por meio de levantamentos físicos de todos os bens patrimoniais móveis existentes e informe de sua localização no Portal Patrimônio. O inventário é um procedimento obrigatório, portanto, é muito importante que todos os servidores da unidade, especialmente chefes de carga e agentes patrimoniais participem deste processo e realizem o levantamento na sua unidade.
Como pode ser feito o inventário patrimonial?
O inventário patrimonial 2025, que teve período de abertura em 05 de maio de 2025, pode ser feito por meio do aplicativo UFSM Digital e do Portal Patrimônio. A conferência no aplicativo UFSM Digital pode ser feita pelos chefes de carga e agentes patrimoniais apenas, no entanto, qualquer servidor lotado na unidade pode prestar informações no Portal Patrimônio no ícone “Inventário em Andamento”
O prazo final para prestação das informações e tramitação dos processos às comissões de inventário é 15 de julho de 2025. O material de apoio com manual do inventário, cronograma, capacitações gravadas que foram oferecidas via Google Meet estão disponíveis na página no DEMAPA.
Para dúvidas e auxílio na prestação de informações, entre em contato com a Divisão de Patrimônio pelo e-mail patrimonio@ufsm.br e ramais 8322 e 2347.
.