Para comemorar os seus 15 anos de existência, o fórum acadêmico Understanding Visual Music (UVM) promove neste ano exibições de obras audiovisuais imersivas, abertas gratuitamente ao público, em cinco domos de universidades brasileiras, bem como na Wits University (da África do Sul). Na UFSM, as obras serão exibidas de quarta (25) a sexta-feira (27) no Planetário, assim como no auditório e sala de exposições dos laboratórios de humanidades, no prédio 74E do campus sede. A iniciativa integra o Seminário e Festival Internacional Fulldome em Rede, que neste ano tem como tema central o “Cosmoceno”. O evento contará ainda com exposições, conferências e oficinas. A programação para a UFSM está disponível na página do Laboratório Interdisciplinar Interativo (LabInter) no Instagram.
Além da UFSM, as obras audiovisuais serão exibidas nos planetários das universidades federais do Rio Grande do Sul (Ufrgs), do Pampa (Unipampa) e da Bahia (UFBA), e também no Centro de Realidade Estendida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). De acordo com a organização do evento, o “Cosmoceno” foi escolhido como tema devido “à atual crise socioambiental que evoca o reposicionamento humano no amplo conjunto de relações que estabelecemos com o cosmos”.
A vice-diretora do Centro de Artes e Letras (CAL), professora Andréia Machado Oliveira, e o doutorando Matheus Moreno, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFSM, participam da comissão organizadora do seminário e do festival, juntamente com representantes da UFBA, Wits University, Universidad Nacional de Tres de Febrero (da Argentina) e Concordia University (do Canadá).