
Na manhã desta segunda-feira (30), o estúdio de TV do Campus da UFSM em Frederico Westphalen (UFSM/FW) foi palco da 5ª Mostra UFSM/FW de Cinema Experimental, realizada pelo Laboratório de Investigação em Imagem. O evento promoveu a exibição de produções audiovisuais realizadas por estudantes da disciplina de Produção Cinematográfica, vinculada ao curso de Relações Públicas e ministrada pelo professor Joel Felipe Guindani.
Na ocasião, foram exibidos curtas-metragens em duas principais categorias: ficção e documentário. A mostra recebeu tanto estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação da UFSM/FW quanto a comunidade externa ao campus, e contou com a participação de um júri. Os jurados foram responsáveis por avaliar as produções audiovisuais e por selecionar os vencedores das categorias Melhor Ficção e Melhor Documentário, além de nomear outros dois filmes que receberam menção honrosa. No evento, os avaliadores destacaram a qualidade dos filmes apresentados e incentivaram os estudantes a seguir produzindo obras audiovisuais.
O professor Joel ressalta a importância da disciplina de Produção Cinematográfica e da mostra para oferecer uma experiência completa aos alunos na área do audiovisual. “A disciplina é ofertada com o objetivo de mostrar o lado criativo da comunicação, por meio do cinema. Com ela, é possível vivenciar todo o processo, do início ao fim, da criação de um filme. Nós começamos com a pré-produção, depois escrevemos o roteiro e partimos para a produção, com as filmagens e a edição. Por fim, chegamos na pós-produção, com a mostra. Assim, os estudantes podem ter uma vivência completa de um produto comunicacional e artístico: o curta-metragem”, afirma.
A 5ª Mostra UFSM/FW de Cinema Experimental contou com o apoio do curso de Relações Públicas do campus e do projeto de extensão Comunicare RP.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação da UFSM/FW