A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) receberá recurso financeiro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. O recurso de R$ 19,5 milhões será destinado a execução de nove obras nos quatro campi: Santa Maria, Frederico Westphalen, Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões. Além disso, a instituição fará reformas e benfeitorias com recursos próprios.
As obras com recursos do Novo PAC foram definidas pelo Ministério da Educação, por meio de uma lista encaminhada pela Universidade durante a solicitação da verba. “As nove obras somam em torno de R$ 19,5 milhões. São seis no campus de Santa Maria e uma obra para cada campus fora de sede”, afirmou o pró-reitor de Planejamento, professor Rafael Lazzari.
Obras no campus sede
As seis obras no campus de Santa Maria são as seguintes: reforma da arena multiuso; prédio dos cursos de Comunicação Social; complexo de raquetes; reforma de apartamentos e construção de novo bloco da Casa do Estudante; e calçadão Inovatec.
Obras em Cachoeira, Frederico e Palmeira
No campus Cachoeira do Sul será construído um prédio de laboratórios. Em Palmeira das Missões, um pavilhão para as atividades de equoterapia. Em Frederico Westphalen, um prédio de laboratórios para o curso de Sistemas de Informação.
Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
O Novo PAC tem o objetivo de desenvolvimento, inclusão social, ampliação dos acessos da população aos serviços públicos e fomento à geração de emprego e renda. “Nas universidades, o PAC é específico para fomentar educação, ciência e tecnologia. A finalidade é melhorar os indicadores da educação superior e diminuir a evasão. Com a ampliação do número de vagas, o recurso será usado para melhorar a assistência estudantil e promover outras qualificações da infraestrutura”, explicou Rafael Lazzari.
Obras com recursos próprios
Além das nove obras viabilizadas pelo Novo PAC, a UFSM irá executar reformas e benfeitorias com recursos próprios. As reformas serão nos telhados dos seguintes prédios: curso de Odontologia; ginásio do Colégio Politécnico; Restaurante Universitário e anfiteatro Bozzano, anexo do Hospital Veterinário. As benfeitorias previstas são as calçadas acessíveis na rota 40 do campus sede, as pracinhas, o fechamento do fosso e a construção da cobertura do ginásio do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD).
A escolha das obras que serão realizadas com recursos próprios ocorreu em conformidade com o grau de deterioração das coberturas. Todas estão com projetos e orçamentos concluídos, bem como documentação necessária à abertura de processo licitatório.
A Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) possui ainda outros 30 projetos que dependem de recursos para que possam ser licitados, segundo o pró-reitor da pasta, engenheiro civil Daniel Sacchet Barin.
Texto: Milena Gubiani, estudante de Jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Edição: Maurício Dias