Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudantes de engenharia da UFSM entregam projetos de melhoria para escola de Camobi

Alunos da disciplina Engenharia e Sociedade projetaram soluções práticas para a EMEI Vila Jardim



Na tarde desta terça-feira (8), estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária da UFSM participaram de um ato simbólico de conclusão da disciplina extensionista Engenharia e Sociedade, com a entrega de projetos desenvolvidos para a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Vila Jardim, localizada no bairro Camobi, em Santa Maria. A atividade contou com a presença da direção da escola, que agora poderá buscar formas de viabilizar a execução das propostas.

Estudantes e docentes da disciplina extensionista Engenharia e Sociedade junto da direção da EMEI Vila Jardim, no encerramento da disciplina

Ministrada pelos professores Tatiana Cureau Cervo, Alejandro Ruiz Padillo (ambos do Departamento de Transportes), Elisandra Maziero (do Departamento de Expressão Gráfica) e Vanessa Giacomelli (do Departamento de Química), a disciplina teve como objetivo integrar conhecimentos técnicos às demandas reais da comunidade. Ao longo do semestre, os estudantes visitaram a EMEI Vila Jardim para identificar necessidades, coletar dados e elaborar soluções personalizadas.

Divididos em grupos mistos, com integrantes de ambas as engenharias, os estudantes desenvolveram sete projetos completos, cada um contendo memorial descritivo, pranchas técnicas, orçamento detalhado e apresentações. As propostas incluíram:

– Plano de gerenciamento de resíduos sólidos e educação ambiental;

– Reforma de banheiros e projeto hidrossanitário;

– Sistema de drenagem para as praças externas e aproveitamento de água da chuva;

– Planta baixa detalhada da escola e projeto de reforma do telhado;

– Instalação de contêineres adaptados para novos ambientes;

– Reforma de uma praça e implantação de um campinho de jogos;

– Projeto elétrico e plano de prevenção contra incêndios.

A iniciativa reforça o compromisso da universidade com a extensão e a responsabilidade social. Além de aplicar o conhecimento técnico, os estudantes vivenciaram a importância do diálogo com a comunidade e da construção coletiva de soluções sustentáveis. A diretoria da EMEI Vila Jardim recebeu os projetos e buscará formas de colocá-los em prática.

A disciplina extensionista Engenharia e Sociedade, criada com a reestruturação curricular do Centro de Tecnologia (CT), foi ofertada pela quarta vez neste semestre e segue como exemplo de interação entre universidade e sociedade, alinhando formação acadêmica às necessidades locais. Novas edições devem ocorrer em semestres futuros, ampliando o impacto positivo gerado pelas engenharias da UFSM.

Texto: Subdivisão de Comunicação do CT

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-69740

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes