Um estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP) da UFSM recebeu destaque do Estado-Maior do Exército Brasileiro por sua contribuição inovadora à administração pública militar. A pesquisa, de autoria do primeiro-sargento Aldrei Duarte de Almeida, propõe melhorias na atuação dos fiscais de contratos por meio do uso de tecnologias digitais.
Intitulado “A melhoria da atuação do fiscal de contrato por intermédio do uso de um aplicativo”, a dissertação de mestrado foi orientada pela professora Debora Bobsin, e partiu de experiências práticas de gestão, aliadas ao referencial teórico e à legislação vigente na área pública. A proposta resultou no desenvolvimento de um protótipo de aplicativo e na elaboração de um guia para criação de ferramentas tecnológicas voltadas à rotina administrativa no contexto militar.
O reconhecimento institucional ressalta a contribuição relevante da pesquisa para o aprimoramento de práticas administrativas nas organizações públicas, com destaque para a integração entre tecnologia da informação e administração pública. A proposta já repercute positivamente na Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (Easa) e apresenta potencial de aplicação em toda a força terrestre.
Dentro do Exército, houve a recomendação de publicação da pesquisa acadêmica na revista O Gestor Militar e o protótipo de aplicativo foi encaminhado para avaliação no Instituto de Economia e Finanças do Exército (Iefex), com vistas à possível institucionalização da proposta. A conquista reforça o compromisso do PPGOP com a formação de profissionais capacitados para transformar a administração pública por meio de pesquisa aplicada, inovação e impacto social.
Texto: Subdivisão de Comunicação do Centro de Ciências Sociais e Humanas