No dia 6 de agosto de 2025, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) esteve representada no seminário “Acervo Acadêmico Digital: aspectos técnicos e regulatórios da implantação em instituições de ensino superior”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres). O evento ocorreu no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília (DF), com transmissão pelo canal do MEC no YouTube.
O Acervo Acadêmico é o conjunto de documentos produzidos e recebidos pelas instituições de ensino superior referentes à vida acadêmica dos estudantes, como diplomas, históricos escolares, planos de curso e ementas de disciplinas. Sua versão digital garante preservação, segurança e acesso rápido a essas informações, protegendo o direito dos estudantes e reforçando a credibilidade das instituições.
A diretora do Departamento de Arquivo Geral (DAG) e arquivista da UFSM, Débora Flores, participou da mesa técnica “Aspectos técnicos e regulatórios do Acervo Acadêmico Digital”, na qual apresentou as práticas e avanços da universidade na área, com ênfase na implementação do PEN-SIE e na gestão documental. Durante sua fala, juntamente com outros painelistas, debateu sobre a importância de acervos organizados e digitalizados, o que evita fraudes documentais, como diplomas falsos e históricos alterados, garante rastreabilidade e autenticidade das informações e demonstra o compromisso institucional com a transparência e a legalidade.
O encontro teve como objetivo fomentar o debate sobre os aspectos técnicos e regulatórios da implantação do Acervo Acadêmico Digital e do Diploma Digital, além de compartilhar conhecimentos e experiências entre instituições de educação superior de todo o país.
Com informações do DAG e Ministério da Educação