Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisador da UFSM ministra palestra na República Tcheca

Apresentação abordou pesquisa sobre determinação de elementos terras raras em insetos comestíveis



Foto horizontal colorida. A esquerda professor Érico fala em um púlpito. Acima e a direita um telão com imagens relacionadas à pesquisa apresentada
Érico durante sua apresentação

O pesquisador Érico Flores, dos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e Engenharia Química (PPGEQ) da UFSM, foi palestrante convidado no 5th International Symposium on Advanced Measurement, Analysis, and Control for Energy and Environment (5th AMACEE). O simpósio ocorreu em Brno, na República Tcheca, entre 26 e 28 de agosto, e é considerado um dos mais tradicionais eventos da área de espectrometria atômica no mundo.

O encontro foi organizado por pesquisadores do Central European Institute of Technology (CEITEC), da Brno University of Technology, em parceria com a Universidade de Tokushima (Japão) e a Universidade Jiaotong de Xi’an (China). Esta foi a primeira edição do AMACEE realizada na Europa, após edições anteriores no Japão e na China. A conferência reuniu pesquisadores de diversos países da Europa e da Ásia, e Érico foi o único pesquisador latino-americano convidado a ministrar palestra.

A apresentação teve como tema “Feasible and Efficient Digestion using Diluted Acids for the Determination of REE and Toxic Elements in Edible Insects by ICP-MS” (Digestão eficiente usando ácidos diluídos para a determinação de elementos terras raras e tóxicos em insetos comestíveis por ICP-MS). O pesquisador destacou os avanços obtidos na área de preparo de amostras para análise de alimentos por técnicas de espectrometria atômica, uma das linhas de pesquisa desenvolvidas no Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) e no Centro de Estudos em Petróleo (CEPETRO), ambos da UFSM.

Entre os métodos apresentados, ganharam destaque a combustão iniciada por micro-ondas — sistema desenvolvido e patenteado por pesquisadores do LAQIA — e os sistemas de decomposição que combinam radiação micro-ondas e ultravioleta em ambientes herméticos. Ambos apresentam vantagens em relação aos métodos tradicionais, como maior eficiência na decomposição de amostras orgânicas, menor consumo de reagentes e redução da geração de resíduos de laboratório, em consonância com os princípios da Química Verde.

Segundo Érico, “esse é mais um dos convites para palestras fora da América do Sul recebidos apenas em 2025. Convites especialmente para a Europa e a Ásia demonstram a reputação dos trabalhos desenvolvidos na UFSM. Tal reconhecimento ajuda a motivar jovens cientistas a produzirem pesquisas de qualidade nas áreas de Química, Engenharia Química e Ciência e Tecnologia de Alimentos, além de fortalecer a cooperação internacional com grupos de pesquisa de renome”.

Foto: arquivo pessoal

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-70303

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes