
A tarde chuvosa desta quarta-feira (3) não impediu que um grande número de leitores e entusiastas marcasse presença na 52ª edição da Feira do Livro de Santa Maria e nos lançamentos da Editora UFSM. Ao todo, 21 obras foram apresentadas em duas sessões, uma às 16h e outra às 18h.
O número de lançamentos deste ano é inédito para a Editora, que também trouxe outras novidades para esta edição: livros impressos e eletrônicos de diversas áreas, além de parcerias com pró-reitorias da Universidade: a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
Participação com feitos inéditos da Editora na 52ª edição
O diretor da Editora UFSM, Enéias Tavares, destacou que a realização de uma sessão dupla de lançamentos é um feito inédito. “Estamos muito contentes, porque estamos batendo um recorde muito importante este ano. Está sendo uma feira muito proveitosa para nós, e também complexa pela organização. Muitas dessas obras têm dois, três ou mais autores. São 21 livros, mas estamos recebendo em torno de 40 autores. Felizmente temos uma ótima equipe da Editora e da Livraria da UFSM, que estão realizando estas ações.”
O diretor também explicou que, dentre os lançamentos, 10 são livros impressos, uma questão relevante em meio ao crescimento das obras digitais. Além disso, reforçou a importância da atuação da equipe da Editora na organização do evento. “Embora associemos a autoria à individualidade, não existe nada que possamos fazer separados de um grupo e da Universidade. Eu destaco a equipe maravilhosa da Editora, Livraria e Grife da UFSM, todos aqueles que estiveram envolvidos na produção desses livros, para que a gente chegasse aqui.”
O reitor da UFSM, Luciano Schuch, também ressaltou o trabalho da equipe da Editora. “Nos últimos anos, a Editora vem trabalhando os ebooks, novas formas de divulgar, com uma equipe profissional e apaixonada. É muito bonito ver o compromisso de cada um, dando suporte para nossos autores. E que bom que temos os nossos professores sendo autores também.”
A vice-reitora, Martha Adaime, parabenizou os profissionais. “É desta forma que a Universidade incentiva a escrita, a leitura, mostra os caminhos, conhecimentos adquiridos, pesquisa, ensino e extensão, e segue a cada ano com um volume maior de trabalho. A nós, gestores, cabe somente ser os facilitadores. Todo o trabalho é feito pela nossa brilhante comunidade, que coloca em linhas e publica o que faz.”
Obras em parceria com as pró-reitorias da Universidade
Os lançamentos incluíram diversas obras em parceria com pró-reitorias da UFSM. A coleção Textos Introdutórios é uma iniciativa da Editora e da Prograd, composta por livros de bolso direcionados a alunos da graduação ou leitores que desejam estudar um determinado assunto, contemplando várias áreas do conhecimento.

Já a obra Os sentidos do trabalho criativo, de Nathália Drey Costa, é uma parceria com a PRPGP. O livro reúne a tese de doutorado de Nathália, defendida em 2022 e vencedora do Prêmio Tese da UFSM em 2023. “Eu fiz uma pesquisa com trabalhadores criativos e, a partir das suas próprias narrativas de como contavam, relatavam, narravam e descreviam o seu cotidiano de trabalho, analisei alguns elementos para identificar o que está em jogo em relação ao trabalho criativo na atualidade”, explica.
Publicado em 2024, o livro participaria da Feira no mesmo ano, mas o lançamento acabou adiado por conta das enchentes. “Está sendo bastante especial, porque é a cidade onde moro há muitos anos, onde fiz graduação, mestrado e doutorado. É a minha universidade, onde estão as pessoas que mais me conhecem e que mais estão prestigiando o meu trabalho”, conta Nathália.
Já Artes visuais na UFSM: um olhar sobre o acervo, de Alphonsus Benetti, José Francisco Goulart e Vera Lucia Portinho Vianna, é uma obra do selo Patrimônio e Memória, em parceria com a PRE.
Vera Vianna, uma das autoras e coordenadora da Coordenadoria de Cultura e Arte (CCA-PRE), explicou que a proposta partiu do professor Enéias. “Nós já tínhamos publicado dois catálogos, um de esculturas e outro de murais pela CCA-PRE, e o Enéias gostou muito daquele material, e propôs que fizéssemos um livro. Resolvemos fazer uma seleção, incluindo murais, esculturas e obras do acervo artístico. Convidei o professor Afonso Benedetti e o José Francisco”. De acordo com Vera, o livro contém principalmente imagens das artes, servindo como um importante registro do patrimônio artístico da Universidade.
Outros lançamentos da edição e estande da Editora

A obra Inquietudes discursivas e outras histórias: uma homenagem a Amanda Eloina Scherer, organizada por Caciane Souza de Medeiros, Carolina Salbego Lisowski, Élcio Aloisio Fragoso, Juciele Pereira Dias, Larissa Montagner Cervo e Taís da Silva Martins, presta tributo à professora Amanda Eloina Scherer, patronesse da edição anterior da Feira.
Carolina, uma das organizadoras, explicou que o livro reúne artigos de orientandas e colegas de pesquisa da professora. “O texto tem um tom poético, quase sentimental, mas ainda traz muitas questões teóricas da nossa área de pesquisa. Esse é o diferencial dele: reunir a emoção de quem esteve em sua trajetória e também o ponto de vista teórico em relação aos estudos da Análise do Discurso no Brasil, na França e em outros países que trabalham esse tema.”
Entre os momentos de destaque do lançamento, merece destaque o lançamento de Outros métodos (ou modos?) de pesquisa em educação e arte, organizado pela Profa. Marilda Oliveira de Oliveira, obra que ampliou o debate sobre práticas de ensino e investigação criativa. O título não apenas mobilizou pesquisadores e estudantes, como também contribuiu para o recorde histórico da Editora da UFSM na Feira do Livro de Santa Maria, com sessão de autógrafos que se estendeu por mais de duas horas e expressiva venda de exemplares — um marco que reafirma a vitalidade da produção acadêmica e cultural da Universidade e sua forte conexão com a comunidade leitora.
A escritora e professora do Departamento de História, Nikelen Witter, também participou do lançamento com uma nova obra: Todos aqueles sapatos vermelhos. Foi possível notar o entusiasmo de vários de seus alunos que compareceram à sessão de autógrafos de seu nono livro.
“É um livro de ensaios, que mescla muito do meu olhar como mulher, feminista, historiadora, como alguém que estuda e analisa a cultura, e também um pouco da maternidade”, explica a autora. Ela também comenta o significado do título: “Tanto a ideia dos sapatinhos vermelhos lá do conto de Andersen como uma obsessão, mas também os sapatos vermelhos que as mulheres usam para serem vistas, e ainda o significado que a arte tem escolhido como marca dos feminicídios. Espero que ele chegue às pessoas como inspiração, com ideias, para pensar o mundo em que estamos vivendo hoje.”
No estande da Editora, a movimentação de leitores continuou mesmo com a chuva. Entre eles, Luiza e Cezar Saccol, pai e filha, contaram que a visita é indispensável. “Eu sempre venho ao estande da UFSM, até pela minha área de trabalho, que é administração, e pelo meu gosto pelo esporte, então procuro ler alguma coisa mais técnica dentro da área. Para mim, ele é sempre um atrativo”, comenta Cezar. Luiza, egressa de Produção Editorial, acrescenta: “Eu adoro visitar a Feira do Livro. É um dos pontos altos do meu ano!”
Para Cárin Lesniac, da equipe da Livraria e Grife UFSM, a animação e o interesse do público compensam as dificuldades causadas pelo clima. “Nós lamentamos um pouco por causa desses dias chuvosos, mas isso não está impedindo o pessoal de vir para cá. Estamos bem contentes com o retorno, porque trabalhamos muito para isso, queremos que saia tudo dentro do previsto e fazemos tudo com muito carinho.”
O estande da Editora UFSM funciona de domingo a sexta-feira, das 13h30 às 19h30, e aos sábados, das 10h às 19h30. A Feira do Livro teve início no dia 22 de agosto e segue até 6 de setembro, na Praça Saldanha Marinho, com mais atividades no estande da UFSM. Confira aqui a programação completa da UFSM nos próximos dias e a lista de livros lançados pela Editora.
Texto: Giulia Maffi, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Paulo Baraúna, estudante de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista