O Campus da UFSM em Frederico Westphalen (UFSM/FW) participa do 45º Acampamento Farrapo, realizado no município. As celebrações iniciaram na última sexta-feira (12) e seguem até domingo (21), no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Battistella.
Durante todo o evento, a UFSM/FW estará presente com a Rádio Galponeira, sob responsabilidade do curso de Jornalismo, que contribui com a sonorização do ambiente. Além disso, o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Vaqueano Blau Nunes mantém seu espaço ativo, reunindo docentes e discentes em almoços e jantares para celebrar o mês do gaúcho.

No último sábado (13), a UFSM/FW também participou da edição do Sabadão de Negócios, organizado pela Associação Empresarial de Frederico Westphalen, dentro da programação da Semana Farroupilha.
A atração cultural fica por conta da participação do Piquete dos Quero-Queros, que vai representar a universidade no 14º Entrevero Farrapo, competição, que reúne provas ligadas ao tradicionalismo gaúcho. O evento é idealizado e realizado anualmente pelo DTG Vaqueano Blau Nunes, da UFSM/FW. A equipe adversária será de outra universidade de Frederico Westphalen, os Missioneiros da URI, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, com 20 integrantes.
O Entrevero Farrapo é uma gincana cultural que reúne provas ligadas ao tradicionalismo gaúcho. Conforme o edital, estão previstas 13 provas: declamação de poesia; cevando o mate; dança tradicional; dança de salão; nós de lenço e trança; grito de guerra/apresentação da equipe; interpretação musical; professor(a) pilchado(a); bocha argentina; prova solidária; prova de encilha; truco; e vaca parada. A atividade busca difundir a cultura regional e promover a integração entre a comunidade acadêmica, a universidade e a sociedade local. A equipe vencedora será registrada na galeria dos campeões, receberá troféu e premiação. Nesta edição, o Banrisul é parceiro do evento, oferecendo prêmio em vale-compra de supermercado, no valor de R$ 500,00 a R$ 2 mil.
Segundo a vice-diretora da UFSM/FW e coordenadora do DTG, professora Eliane Pereira dos Santos, a participação da universidade no Acampamento Farrapo é muito positiva. “Temos duas ações fortes: a condução da Rádio Galponeira e a organização do Entrevero Farrapo. Essas iniciativas dão visibilidade à instituição, valorizam a cultura gaúcha e promovem integração com a comunidade e com outras universidades convidadas. É também um momento de dedicação dos estudantes, servidores e colaboradores, que se engajam para que tudo aconteça”, destacou.
Ela também ressaltou a importância social do Entrevero Farrapo. “Uma das provas é solidária, com arrecadação de alimentos destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade. Essa dimensão, aliada à valorização da tradição, mostra que o evento vai além da competição, fortalecendo laços culturais e comunitários”, concluiu.
Texto: Divisão de Divulgação Institucional da UFSM/FW
Foto: Projeto Seja UFSM-FW