Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM participa do 45º Acampamento Farrapo de Frederico Westphalen

A universidade está presente na edição com a Rádio Galponeira, Entrevero Farrapo e ações no Sabadão de Negócios



O Campus da UFSM em Frederico Westphalen (UFSM/FW) participa do 45º Acampamento Farrapo, realizado no município. As celebrações iniciaram na última sexta-feira (12) e seguem até domingo (21), no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Battistella.

Durante todo o evento, a UFSM/FW estará presente com a Rádio Galponeira, sob responsabilidade do curso de Jornalismo, que contribui com a sonorização do ambiente. Além disso, o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Vaqueano Blau Nunes mantém seu espaço ativo, reunindo docentes e discentes em almoços e jantares para celebrar o mês do gaúcho.

Foto horizontal. Mostra alunos enfileirados posando para foto, sob uma barraca inflável da UFSM, de cor azul.
Alunos da UFSM que participaram do Sabadão de Negócios, no Acampamento Farroupilha

No último sábado (13), a UFSM/FW também participou da edição do Sabadão de Negócios, organizado pela Associação Empresarial de Frederico Westphalen, dentro da programação da Semana Farroupilha.

A atração cultural fica por conta da participação do Piquete dos Quero-Queros, que vai representar a universidade no 14º Entrevero Farrapo, competição, que reúne provas ligadas ao tradicionalismo gaúcho. O evento é idealizado e realizado anualmente pelo DTG Vaqueano Blau Nunes, da UFSM/FW. A equipe adversária será de outra universidade de Frederico Westphalen, os Missioneiros da URI, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, com 20 integrantes.

O Entrevero Farrapo é uma gincana cultural que reúne provas ligadas ao tradicionalismo gaúcho. Conforme o edital, estão previstas 13 provas: declamação de poesia; cevando o mate; dança tradicional; dança de salão; nós de lenço e trança; grito de guerra/apresentação da equipe; interpretação musical; professor(a) pilchado(a); bocha argentina; prova solidária; prova de encilha; truco; e vaca parada. A atividade busca difundir a cultura regional e promover a integração entre a comunidade acadêmica, a universidade e a sociedade local. A equipe vencedora será registrada na galeria dos campeões, receberá troféu e premiação. Nesta edição, o Banrisul é parceiro do evento, oferecendo prêmio em vale-compra de supermercado, no valor de R$ 500,00 a R$ 2 mil.

Segundo a vice-diretora da UFSM/FW e coordenadora do DTG, professora Eliane Pereira dos Santos, a participação da universidade no Acampamento Farrapo é muito positiva. “Temos duas ações fortes: a condução da Rádio Galponeira e a organização do Entrevero Farrapo. Essas iniciativas dão visibilidade à instituição, valorizam a cultura gaúcha e promovem integração com a comunidade e com outras universidades convidadas. É também um momento de dedicação dos estudantes, servidores e colaboradores, que se engajam para que tudo aconteça”, destacou.

Ela também ressaltou a importância social do Entrevero Farrapo. “Uma das provas é solidária, com arrecadação de alimentos destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade. Essa dimensão, aliada à valorização da tradição, mostra que o evento vai além da competição, fortalecendo laços culturais e comunitários”, concluiu.

Texto: Divisão de Divulgação Institucional da UFSM/FW

Foto: Projeto Seja UFSM-FW

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-70552

Publicações Recentes