
Nesta sexta-feira (19), no Centro de Educação (CE), aconteceu a reinauguração do auditório e do restaurante do centro, bem como a inauguração do Espaço Família. O evento contou com a participação de autoridades institucionais, docentes, discentes e servidores técnico-administrativos. O começo da cerimônia foi marcada pela apresentação artística da Invernada Pré-Mirim do Piquete Tradicionalista Gaúcho Estância de São José, em decorrência dos festejos da Semana Farroupilha.
Auditório Maximum Prof. Dr. Clóvis Renan Jacques Guterres
A reinauguração do auditório (que se chamava Audimax) marca a revitalização do espaço, o qual recebeu adaptações de acessibilidade e uma renomeação, para homenagear o professor Clóvis Renan Jacques Guterres (ex-diretor do CE, falecido em 2023), pela dedicação à docência, à gestão acadêmica e à defesa da educação. Em reconhecimento à sua trajetória e importância, o auditório do CE passará a se chamar Auditório Maximum Prof. Dr. Clóvis Renan Jacques Guterres.
A diretora do CE, professora Marilene Gabriel Dalla Corte ressalta a importância de retomar a utilização do auditório. “É um espaço que para nós é muito caro, tendo em vista as características desta comunidade. É uma comunidade pulsante, é uma comunidade dialógica e que constantemente utiliza seus espaços coletivos para discussões, tomadas de decisões e também comunicação, socialização das suas pesquisas, das suas atividades práticas, pedagógicas e processos formativos”, destacou a diretora.

O reitor Luciano Schuch salienta a relação com as pessoas, a importância do trabalho em conjunto para a melhoria da universidade e dos espaços disponíveis para a comunidade acadêmica. “Que esses espaços sejam muito bem utilizados e que logo tenham mais inaugurações, mas principalmente mais relações interpessoais e que todos nós estejamos mais juntos”, declara o reitor.
Restaurante e Espaço Família
A reinauguração do espaço do restaurante e a inauguração do Espaço Família destacam a preocupação com a qualidade dos locais para utilização pela comunidade acadêmica, conforme suas necessidades e demandas. O Espaço Família é equipado com poltronas, trocador, micro-ondas, pia e utensílios de limpeza.
O reitor fala sobre a importância da construção deste espaço, tendo em vista que as crianças também fazem parte da universidade e que as mães precisam ser acolhidas. “É para que as mães não desistam de estudar, de pesquisar, de se desenvolver, pela falta de infraestrutura na nossa instituição”, destaca o reitor.
Estudante do 3º semestre de Educação Especial, Maria Aparecida conta que os espaços faziam falta e agora poderão ser utilizados para a formação acadêmica dos estudantes, destacando que as reinaugurações e a inauguração são presentes para o Centro de Educação.
Texto: Milena Gubiani, estudante de Jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Fotos: Paulo Baraúna, estudante de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Lucas Casali