A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), será a anfitriã do VII Congresso de Pesquisadores Negros e Negras da Região Sul – COPENE Sul 2025, entre os dias 15 e 18 de outubro. O evento integra a rede promovida pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), com o apoio do Consórcio dos NEABs/NEABIs e correlatos das Instituições de Ensino Superior do Sul do Brasil, além de redes da Educação Básica.
Com o tema “Resistências ao Sul do Sul: Tecendo as Cosmospercepções para o Bem Viver”, o congresso busca reafirmar seu papel como espaço estratégico de produção de conhecimento, fortalecimento das lutas antirracistas e valorização das trajetórias acadêmicas, culturais e sociais de pesquisadores e pesquisadoras negras e negros.
Durante quatro dias de programação, o Copene Sul 2025 reunirá docentes, discentes, pesquisadores, lideranças comunitárias e representantes de movimentos sociais para compartilhar saberes, construir redes e reafirmar a centralidade da diversidade étnico-racial na educação, na ciência e na sociedade.
Para mais informações sobre inscrições, programação e submissão de trabalhos, acesse o site oficial do evento: www.copenesul2025.abpn.org.br