De 29 de setembro a 3 de outubro, o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército Brasileiro viabilizou a participação de militares para ministrar uma disciplina pioneira sobre tecnologias quânticas, para os cadetes do 4º ano da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ). A iniciativa surge como resultado da coordenação entre a Aman, o Centro Tecnológico do Exército (CTEx), o Instituto Militar de Engenharia (IME) e o Destacamento Avançado do Departamento de Ciência e Tecnologia (DA-DCT).
Neste ano, comemora-se o centenário da mecânica quântica. Na Aman, a disciplina eletiva com conhecimentos introdutórios sobre esse tema foi ministrada para um público composto por docentes e cadetes. As tecnologias quânticas são consideradas temas prioritários para a defesa nacional, em estágio de pesquisa e desenvolvimento, seguindo o plano estratégico atual do Exército. Nesta oportunidade, pôde-se contar também com o voluntariado de professores civis.
A aula inaugural foi ministrada pelo professor Paulo de Tarso Artencio Muzy, que abordou a fundamentação teórica da mecânica quântica. Essa aula inaugural contou com a presença do general de exército Sinclair James Mayer. No dia 2 de outubro, o curso também foi prestigiado pela visita do general de exército Marcos Antônio Amaro dos Santos, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, acompanhado pelo general de brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifácio, Comandante da Aman.
No prosseguimento das atividades, o professor Marcelo Serrano Zanetti, da UFSM introduziu os alunos às rotinas de circuitos e portas quânticas modeladas em simuladores específicos, a fim de obter resultados apreciáveis no campo da probabilidade. Houve também a participação remota de outros professores e pesquisadores da área, vinculados ao IME. As palestras online foram realizadas pelo coronel Anderson Fernandes Pereira dos Santos, pelo capitão Adriel Faddul Stelzenberger Saber e pelo professor Gustavo Mehanna Uhdre.
Diversos assuntos foram abordados em seus casos mais emblemáticos, como criptografia, cibersegurança, otimização e experiências recentes de outros exércitos ao redor do mundo. Interagindo com o corpo docente da Aman, da disciplina de Introdução à Programação, atuaram o coronel Leandro Ávila de Ávila (do DA-DCT) e o coronel Alexandre Galo Lopes (do CTEx).
Foram cinco dias intensos de conteúdos que abordaram os fenômenos físicos e sua modelagem matemática, que geram o suporte necessário aos trabalhos iniciais em simuladores quânticos, com a demonstração de alguns casos práticos de aplicação e as perspectivas do setor.
Com informações da Assessoria de Comunicação do DCT