Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professores socializam projetos extensionistas em Frederico Westphalen 

Estudantes apresentaram os resultados obtidos ou esperados junto aos coordenadores



Foto colorida horizontal, estudantes e professores acompanham, sentados, a fala do professor Ricardo Macedo, que está em pé no centro e ao fundo da imagem e segura um microfone.
Comunidade acadêmica acompanhou as exposições na manhã de quinta

Na última quinta-feira (23), o Campus UFSM Frederico Westphalen sediou o Fórum Regional Permanente de Extensão, no Centro de Convivência. O pró-reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho, destacou que “o fórum foi criado na intenção de ser uma escuta ativa da comunidade”. Para ele, a extensão é uma oportunidade de transformação social que permite aos alunos o contato com realidades sociais diferentes. 

O primeiro projeto, coordenado pela professora Gizelli Moiano de Paula, foi “Flores para Todos”, que promove a floricultura na agricultura familiar. Em seguida, o professor de Sistemas de Informação, Ricardo Tombesi Macedo, falou sobre o Hacktube. Em busca de conscientizar sobre a segurança em ambientes digitais, Ricardo propôs alternativas, como jogos de tabuleiro, as plataformas Google Interlands e Space Shelter.

Atuante no mesmo curso que Ricardo, o coordenador Joel da Silva apresentou o projeto “Implantação e Validação da Plataforma Alimento de Origem”. Nele, Joel desenvolveu a plataforma Radar Turismo, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Médio Alto Uruguai (Admau). Ao facilitar o acesso aos locais de turismo, o radar auxilia na movimentação financeira regional.

Foto colorida horizontal. À esquerda, o professor Joel da Silva, um homem branco, calvo e barba grisalha. Ele está com um óculos de grau e segura um microfone com a mão direita. A boca está aberta e as mãos gesticulam.
Professor Joel da Silva apresentou o Radar Turismo

Já a professora Celina Ceolin une sustentabilidade e a tradição natalina através do “BrilhoBike”. A iniciativa consiste em disponibilizar uma bicicleta geradora de energia em eventos para que as pessoas possam se conscientizar sobre o uso de energias renováveis. Junto à prefeitura, Celina espera que os frequentadores do Frederico Em Luz se interessem pela bicicleta, como ocorreu durante o SEJA UFSM-FW.

A vice-diretora do campus, Eliane dos Santos, afirmou que levar a UFSM às escolas é sempre uma experiência muito gratificante. Ela coordena o projeto “Aproximando a UFSM das escolas públicas de ensino médio através da experimentação química”.

Na área da comunicação, as professoras Mirian de Quadros e Fabiana Pereira contaram sobre o projeto “Qualificação para colaboradores de rádios comunitárias da região do Médio Alto Uruguai”, junto das alunas bolsistas Amanda Busnello e Raissa Bueno. Elas trouxeram ao evento a jornalista Sandra Ambrósio, que faz parte da rádio comunitária Lagoa da Figueira, de Caiçara. A docente Claudia de Moraes também expôs a atuação do “Mão na Mídia”. 

Por último, Celina Ceolin explicou sobre outra iniciativa, o “PET Rocket: Ciência em Ação”. Segundo ela, a ideia é colocar os conhecimentos de física dos estudantes em prática pela produção de foguetes de garrafa pet. O encontro ocorreu das 8h30 às 11h30.

Texto e fotos: Jonathas Grunheidt Ordine, acadêmico de Jornalismo, estagiário na Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-71102

Publicações Recentes