
Na última quinta-feira (23), o Campus UFSM Frederico Westphalen sediou o Fórum Regional Permanente de Extensão, no Centro de Convivência. O pró-reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho, destacou que “o fórum foi criado na intenção de ser uma escuta ativa da comunidade”. Para ele, a extensão é uma oportunidade de transformação social que permite aos alunos o contato com realidades sociais diferentes.
O primeiro projeto, coordenado pela professora Gizelli Moiano de Paula, foi “Flores para Todos”, que promove a floricultura na agricultura familiar. Em seguida, o professor de Sistemas de Informação, Ricardo Tombesi Macedo, falou sobre o Hacktube. Em busca de conscientizar sobre a segurança em ambientes digitais, Ricardo propôs alternativas, como jogos de tabuleiro, as plataformas Google Interlands e Space Shelter.
Atuante no mesmo curso que Ricardo, o coordenador Joel da Silva apresentou o projeto “Implantação e Validação da Plataforma Alimento de Origem”. Nele, Joel desenvolveu a plataforma Radar Turismo, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Médio Alto Uruguai (Admau). Ao facilitar o acesso aos locais de turismo, o radar auxilia na movimentação financeira regional.

Já a professora Celina Ceolin une sustentabilidade e a tradição natalina através do “BrilhoBike”. A iniciativa consiste em disponibilizar uma bicicleta geradora de energia em eventos para que as pessoas possam se conscientizar sobre o uso de energias renováveis. Junto à prefeitura, Celina espera que os frequentadores do Frederico Em Luz se interessem pela bicicleta, como ocorreu durante o SEJA UFSM-FW.
A vice-diretora do campus, Eliane dos Santos, afirmou que levar a UFSM às escolas é sempre uma experiência muito gratificante. Ela coordena o projeto “Aproximando a UFSM das escolas públicas de ensino médio através da experimentação química”.
Na área da comunicação, as professoras Mirian de Quadros e Fabiana Pereira contaram sobre o projeto “Qualificação para colaboradores de rádios comunitárias da região do Médio Alto Uruguai”, junto das alunas bolsistas Amanda Busnello e Raissa Bueno. Elas trouxeram ao evento a jornalista Sandra Ambrósio, que faz parte da rádio comunitária Lagoa da Figueira, de Caiçara. A docente Claudia de Moraes também expôs a atuação do “Mão na Mídia”.
Por último, Celina Ceolin explicou sobre outra iniciativa, o “PET Rocket: Ciência em Ação”. Segundo ela, a ideia é colocar os conhecimentos de física dos estudantes em prática pela produção de foguetes de garrafa pet. O encontro ocorreu das 8h30 às 11h30.
Texto e fotos: Jonathas Grunheidt Ordine, acadêmico de Jornalismo, estagiário na Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti