Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Prêmio Meninas Olímpicas celebra 10 anos de incentivo à participação feminina em olimpíadas científicas

Prêmio foi criado a partir de proposta de docente da UFSM Campus Frederico Westphalen



foto colorida horizontal de um grupo de pessoas lado a lado, algumas agachadas á frente, outras de uniforme de saia vermelha e camisa branca segurando diplomas, em um amplo ambiente interno iluminado por um lustre
Entrega da premiação ocorreu na Assembleia Legislativa do RS

Na tarde da última sexta-feira (24), em cerimônia realizada no Salão Júlio de Castilhos, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, a Procuradoria Especial da Mulher, com o apoio do Movimento Meninas Olímpicas da UFSM, promoveu a entrega da 10ª edição do Prêmio Meninas Olímpicas.

O Movimento Meninas Olímpicas, fundado em julho de 2016, constitui um ecossistema de olimpíadas científicas voltado para meninas, com o propósito de ampliar a presença feminina em espaços estratégicos da sociedade, como o meio político, empresarial e científico. A iniciativa busca incentivar a participação igualitária das meninas na Computação e nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O prêmio foi criado a partir de uma proposta da professora da UFSM Campus Frederico Westphalen Nara Martini Bigolin, coordenadora do Movimento Meninas Olímpicas e do Torneio Feminino de Computação, com o intuito de dar maior visibilidade às meninas que participam dessas olimpíadas, reafirmando a importância da inserção feminina nas áreas de conhecimento e nas ciências exatas.

Durante a cerimônia, Nara destacou a trajetória de uma década do movimento: “Conhecemos o potencial que toda a mulher tem, apenas lhe faltam oportunidades. A presença de meninas nas premiações de olimpíadas é inversamente proporcional as oportunidades que essas olimpíadas abrem”, ressaltou. A docente também realizou a entrega das medalhas do Torneio de Física para Meninas, referentes aos anos de 2023 e 2024. A UFSM esteve representada pela professora Eliane Pereira dos Santos, vice-diretora do Campus da UFSM-FW.

Com 10 anos de atuação, o Movimento Meninas Olímpicas segue popularizando e incentivando a participação feminina em olimpíadas científicas, promovendo oportunidades e inspirando novas gerações de meninas a ocuparem espaços de destaque na ciência.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Assembleia Legislativa no YouTube.

Foto: Divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-71160

Publicações Recentes