O Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas (Lasca) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participará do 2º Seminário Internacional da Apheleia América do Sul. O encontro acontecerá de 26 e 28 de novembro, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e tem como tema Patrimônio, Lugares e Sustentabilidade.
A rede Apheleia surgiu com apoio da Comissão Europeia e está presente em todos os continente com o foco na contribuição das Humanidades para a gestão territorial e sustentável. A organização atua em pesquisa, inovação e desenvolvimento nesta área e teve papel decisivo na concepção e na criação do programa transdisciplinar Bridges, da Unesco, voltado para Humanidades e Sustentabilidade.
Além do seminário internacional da organização Apheleia, a equipe do Lasca também apresentará comunicações orais na Reunião do Observatório Sul-Americano de Patrimônio, Lugares, Humanidades e Artes (Olhar) da Associação das Universidades do Grupo Montevidéo (AUGM).
A UFSM mantém convênio na área de Arqueologia com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com quem desenvolve trabalhos no Programa Institucional Trilha Rupestre.