Iniciada em maio de 2024 como projeto embrionário para a submissão do edital da PNAB, a produção do filme “Negros Laços” cresceu muito além do que seus idealizadores, Theodor Gonçalves (diretor e produtor) e Franciele Rocha de Oliveira (roteirista e produtora), poderiam imaginar. O que começou com uma equipe de 13 pessoas, hoje reúne 23 profissionais das mais diversas áreas: direção, roteiristas, produção cultural, fotografia, música, atuação, pesquisa histórica, edição, contabilidade, design, direção de arte, assistentes, atores e atrizes, intérprete de Libras e assessoria de imprensa.
Baseado na tese de doutorado em História de Franciele Rocha de Oliveira — “Negros Laços: trajetórias coletivas das famílias dos nascidos de ventre livre no pós-abolição (Santa Maria/RS, 1871-1941)” — o filme retrata a história de três famílias negras de Santa Maria que viveram entre a escravidão e a liberdade. Dividido em três atos, apresenta as histórias de Anna Assis de Oliveira, José Francisco do Nascimento e Inocência Maria Joaquina, e Mathilde dos Santos, misturando narrativa ficcional, entrevistas com descendentes e reflexões de historiadores.
O projeto, inicialmente concebido como um curta-metragem, transformou-se em um média-metragem (45min) para garantir que os detalhes essenciais não fossem deixados de fora.
O lançamento oficial do filme Negros Laços ocorre no dia 19 de novembro, no Centro de Convenções da UFSM, às 19h, com direito à apresentação musical da trilha sonora original do filme na presença dos descendentes das famílias retratadas na obra. Os ingressos já estão disponíveis pela plataforma Sympla no link.
Após o lançamento, a equipe planeja levar a obra às comunidades quilombolas e às escolas públicas, universidades e institutos federais como material didático sobre memória e ancestralidade negra no Rio Grande do Sul, e, futuramente, expandir o alcance para todo o país. Além disso, o filme já tem agenda cultural confirmada no Novembro Negro do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC Câmpus Garopaba, no dia 24 de novembro e no Instituto Federal Catarinense – IFC Câmpus Santa Rosa do Sul no dia 4 de dezembro.
“Negros Laços” é uma realização financiada pela Política Nacional Aldir Blanc, edital nº 002/2024 – Artes e Economia Criativa da Secretaria de Município de Cultura de Santa Maria/RS, com recursos do Ministério da Educação, através da UFSM – Projeto de Extensão nº 064485.
Programação:
19h – Abertura do evento;
19h15 – Apresentação musical – Trilha Sonora Original do Filme Negros Laços, com Arianne TeLima, Lenon de Paula, Lufe Duarte e Felipe Medeiros;
19h20 – Falas de autoridades convidadas (Ministério da Educação, Ministério da Cultura, Gabinete do Deputado Paulo Pimenta, Reitoria UFSM, Secretaria de Município de Cultura, MNU SM, dentre outras);
19h40 – Fala do diretor e produtor cultural e da roteirista;
20h – Exibição do filme;
20h45 – Encerramento;
20h50 – Coquetel.