O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM (Campus de Cachoeira do Sul) está participando da elaboração do Plano de Arborização Urbana de Cachoeira do Sul, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Gestão, Governança, Parcerias e Inovação. Como parte da etapa de diagnóstico técnico, está sendo realizada uma consulta pública com a comunidade, que pode participar respondendo a um questionário on-line sobre sua relação com a arborização da cidade, bairros e ruas. O questionário ficará disponível até 30 de novembro neste link.
De acordo com a equipe técnica do projeto, o Plano de Arborização Urbana é uma ferramenta essencial para o planejamento e a gestão da arborização, buscando enfrentar as mudanças climáticas, aumentar a resiliência urbana e melhorar a qualidade de vida da população. O projeto está estruturado em etapas que incluem levantamentos, inventário arbóreo, mapeamentos, diagnósticos e propostas de ações e diretrizes. Entre os resultados esperados estão o desenvolvimento de um inventário arbóreo, o engajamento da população e a criação de estratégias de manutenção e ampliação da arborização urbana.
A iniciativa conta também com a participação de uma equipe multidisciplinar composta por diversas entidades e instituições convidadas, entre elas: Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural (Compahc), Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Conselho Regional de Biologia da 3ª Região (CRBio 03), Núcleo de Engenharia e Arquitetura (NEA), RGE/CPFL Energia, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
Texto: Assessoria de Comunicação do Campus de Cachoeira do Sul