
A UFSM, por meio do Observatório de Direitos Humanos (ODH), e o Ministério da Igualdade Racial (MIR) anunciaram o lançamento do 1º Prêmio Rotas Negras, iniciativa que pretende impulsionar o afroturismo no Brasil e fortalecer o desenvolvimento sustentável de comunidades negras. O concurso busca também ampliar a visibilidade da cultura afro-brasileira dentro e fora do país e potencializar as tradições, ritmos musicais, gastronomia, celebrações, religiosidades e outras formas de manifestação, materiais e imateriais, que evidenciem esse legado africano, afro-diaspórico e afro-brasileiro.
O edital prevê a seleção de 50 iniciativas de afroturismo, distribuídas entre 20 propostas da sociedade civil; 24 de municípios; 2 de consórcios intermunicipais e 4 de governos estaduais. O montante total destinado às premiações é de R$ 1,62 milhão. As inscrições estão abertas até o dia 18 de janeiro de 2026, exclusivamente pela internet, por meio deste link.
O lançamento oficial ocorreu na quinta-feira (27), durante o Seminário Rotas Negras 2025, realizado em Brasília. O evento reuniu representantes de diversos órgãos federais, entre eles os ministérios da Igualdade Racial, do Turismo (MTur), do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), da Cultura (MinC), do Trabalho e Emprego (MTE), da Educação (MEC) e dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC). Também participaram a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a Fundação Cultural Palmares (FCP).
Durante o evento, a secretária-executiva do MIR, Rachel Barros, e o coordenador do Projeto Rotas Negras pela UFSM, Victor De Carli Lopes, assinaram o edital e manifestaram o pioneirismo da proposta. “Esse edital irá reconhecer e fortalecer as iniciativas de afroturismo que já são realizadas há tanto tempo em nosso país, destacando o protagonismo e geração de renda dessas comunidades negras”, destaca Victor Lopes. Segundo Rachel Barros, o seminário e o edital mostram “como valorizar o que a população negra já faz organicamente e ancestralmente e como trazemos isso para o centro”.
O prêmio integra as ações previstas no decreto Nº 12.277/2024, que instituiu o Programa Rotas Negras, e dialoga diretamente com o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), criado pela Lei Nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade Racial) e regulamentado pelo decreto Nº 8.136/2013.
Texto: ODH