O Conselho Universitário (Consu) da UFSM aprovou na sexta-feira (5) a proposta de criação do curso de Medicina no Campus de Palmeira das Missões. Agora, o projeto será submetido aos ministérios da Educação e da Saúde, que farão avaliação in loco para averiguar as condições da Universidade e do sistema de saúde da região de comportar um curso de Medicina. O projeto prevê o ingresso de 50 acadêmicos anualmente, sempre no primeiro semestre.
Segundo o reitor da UFSM, Luciano Schuch, mesmo que o curso seja aprovado, ainda terá que haver a pactuação de recursos com o governo federal, tanto para infraestrutura quanto para recursos humanos. Há previsão de 96 vagas de professores e aproximadamente 50 de técnico-administrativos para trabalharem na nova graduação. O projeto prevê em torno de R$ 70 milhões de investimentos – um valor maior que o recurso de implantação do Campus.
Quanto a prazos, o reitor acredita que, numa perspectiva otimista, o curso poderá ter início no primeiro semestre de 2027. “Estamos muito otimistas que, depois da aprovação da Universidade, o governo federal vai se sensibilizar da importância do curso de Medicina na região. Sabemos que existe também a construção do Hospital Regional em Palmeira das Missões, que vai levar ainda quatro, cinco anos para ficar pronto, que é o tempo do nosso curso já estar com maturidade para utilizá-lo como campo de estágio. Foi uma grande vitória para a nossa Universidade mas, principalmente, para a comunidade da região Noroeste do RS e Palmeira das Missões”, destaca o reitor.