Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Elas por Elas: Gabinete da Reitoria inaugura exposição com obras de artistas mulheres

Mostra dialoga com a eleição da primeira mulher reitora e valoriza o acervo artístico feminino da UFSM



A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) inaugurou nesta terça-feira (30), o primeiro espaço expositivo do Gabinete da Reitoria. A mostra “Elas por Elas: Cartografias do feminino no Acervo da UFSM” reúne obras produzidas exclusivamente por artistas mulheres e marca, simbolicamente, a eleição da primeira mulher reitora da instituição, que completou 65 anos em 2025.

Até então, o Gabinete da Reitoria abrigava obras do acervo artístico da Universidade, mas sem uma proposta curatorial organizada. “No Gabinete nunca houve um espaço expositivo como uma galeria de arte. Sempre existiram obras, mas sem uma leitura curatorial. Vai ser a primeira vez que isso acontece”, explica o Chefe de Gabinete, Flavi Ferreira Lisboa Filho. Segundo ele, a montagem da exposição iniciou na segunda-feira (29), com as obras reunidas logo na entrada do espaço, acompanhadas de um texto curatorial. A visitação será aberta ao público.

A curadoria da exposição é assinada pelo professor Lutiere Dalla Valle, em parceria com as doutorandas Adineia Araujo, Márcia Silveira Cassol e Mariete Taschetto Uberti, todas vinculadas ao Doutorado em Educação e com atuação como professoras de Artes Visuais na educação básica. “A curadoria foi pensada justamente a partir de obras produzidas por mulheres, fazendo alusão à primeira mulher a ocupar o cargo de reitora da UFSM”, destaca Lutiere.

Elas por Elas: Cartografias do feminino no acervo artístico da UFSM

A exposição apresenta obras do acervo artístico da Universidade criadas em diferentes períodos, linguagens e técnicas, propondo um percurso sensível e crítico sobre as múltiplas representações do feminino. O conjunto evidencia narrativas, corporalidades e identidades que atravessam contextos socioculturais distintos, revelando tanto aspectos do cotidiano quanto posicionamentos políticos e simbólicos das artistas.

O texto curatorial destaca que, ao reunir produções de diferentes épocas, a mostra evidencia a pluralidade de olhares sobre a presença da mulher na arte, ao mesmo tempo em que reconhece os desafios históricos enfrentados por essas artistas, como as desigualdades de gênero e os processos de invisibilização no campo artístico. “Elas elaboram mundos, constroem memórias e projetam modos de existir”, aponta o texto.

Entre as obras expostas estão “First Flight”, de Dórothy Grostern; “Momento ativo”, de Elisabéte Bina Monteiro; “Self Recognition”, de Nadine de Laurence Maise; “Mirela”, de Zoravia Bettiol, além de trabalhos sem título de Vani Foletto, Regina Maria Rigão, Bárbara Stern, Ana Maria Noro Grando, Sandra Lopes Knackfuss e Mariana Garcia. As peças incluem pinturas, gravuras em metal, desenhos e técnicas mistas, todas pertencentes ao acervo artístico da UFSM.

Arte, memória e representatividade

De acordo com o Chefe de Gabinete, a exposição reforça o compromisso da Universidade com a difusão cultural e a valorização de seu patrimônio artístico. “É uma curadoria feita a partir de obras de mulheres que tratam sobre o universo feminino e fazem alusão a um momento importante da história da UFSM”, afirma Flavi Ferreira Lisboa Filho. A proposta também dialoga com debates contemporâneos sobre gênero, representatividade e patrimônio cultural.

“Em um momento em que essas discussões se tornam cada vez mais urgentes, convidamos o público a perceber a arte como território de escuta, reflexão e reconstrução”, destaca o texto curatorial. A mostra reafirma o papel da UFSM na preservação de sua memória artística e no reconhecimento da potência criativa das mulheres na produção cultural brasileira.

A exposição “Elas por Elas: Cartografias do feminino no Acervo da UFSM” inaugura oficialmente o espaço expositivo do Gabinete da Reitoria e estará aberta à visitação a partir do dia 30 de dezembro.

Texto: Marina Brignol, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Imagens: Daniel De Carli
Edição: Mariana Henriques, jornalista

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-71730

Publicações Recentes