Em alguns dias, as provas do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS) 2026 serão aplicadas em Santa Maria e em outras cidades da região Su do país (acesse o mapa do Vestibular e do PSS). Para realizar as provas, é necessário apresentar alguns itens obrigatórios, além de observar regras e proibições específicas para o dia da avaliação.
Vestibular
As provas do Processo Seletivo Vestibular UFSM 2026 ocorrerão nos dias 10 e 11 de janeiro. Ao todo, serão 120 questões objetivas e uma redação.
Horários das provas:
-
Prova 1: sábado (10), das 13h30 às 16h30, com abertura dos portões às 12h30;
-
Prova 2: domingo (11), das 8h às 11h, com abertura dos portões às 7h;
-
Prova 3: domingo (11), das 13h30 às 18h30, com abertura dos portões às 12h30.
As provas serão aplicadas nos municípios de Cachoeira do Sul (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Frederico Westphalen (RS), Palmeira das Missões (RS) e Santa Maria (RS).
Processo Seletivo Seriado (PSS)
-
PSS 1: para candidatos que concluíram o 1º ano do Ensino Médio, a prova será aplicada no sábado (10), das 13h30 às 16h30, com abertura dos portões às 12h30. Serão 40 questões objetivas.
-
PSS 2: para candidatos que concluíram o 2º ano do Ensino Médio e participaram integralmente do PSS 1, a prova será aplicada no domingo (11), das 8h às 11h, com abertura dos portões às 7h. Serão 40 questões objetivas.
-
PSS 3: para candidatos que concluíram o 3º ano do Ensino Médio e participaram do PSS 1 e do PSS 2, a prova será aplicada no domingo (11), das 13h30 às 18h30, com abertura dos portões às 12h30. Serão 40 questões objetivas e uma redação.
As provas do PSS serão aplicadas em Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Cachoeira do Sul (RS), Caxias do Sul (RS), Frederico Westphalen (RS), Palmeira das Missões (RS), Passo Fundo (RS), Porto Alegre (RS), Santa Cruz do Sul (RS), Santa Maria (RS), Pelotas (RS) e Uruguaiana (RS).
Orientações gerais
Os(as) candidatos(as) devem apresentar-se no local das provas uma hora antes do início, como indicado acima, portando documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta. Após o fechamento dos portões, os candidatos não poderão entrar no local de prova, portanto, não poderão realizá-la. A pessoa que comparecer em outro local, diferente daquele indicado, não poderá participar do processo seletivo, assim consulte o local de prova que foi designado a cada candidato (a).
Assim que ingressar na sala, o(a) candidato(a) deve guardar, no envelope fornecido pela Comissão Fiscal, quaisquer materiais dispensáveis à realização da prova, tais como: óculos escuros, lápis, lapiseiras, borrachas, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, pen drives, MP3, smartwatch ou similares, relógios, alarmes de qualquer espécie ou quaisquer receptores ou emissores de dados e mensagens. Todos os equipamentos eletrônicos devem ser Desligados.
O envelope lacrado, juntamente com os demais materiais (boné, chapéu, viseira, gorro e similares, apostilas, livros, manuais, impressos, anotações, dentre outros), deve ser guardado embaixo da cadeira. A Comissão Fiscal e a UFSM não se responsabilizam pela guarda ou perda de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização da prova, nem por danos a eles causados.
Documento de identificação
Para realizar o Vestibular e o PSS, será necessário apresentar um documento atualizado e com foto. Não serão aceitas cópias de documentos, mesmo que autenticados em cartório. Pessoas que tiverem o documento extraviado ou furtado devem apresentar o Boletim de Ocorrência, expedido por um órgão policial há no máximo 90 dias. Os documentos devem ter foto recente e legível que permita o reconhecimento do (a) candidato (a).
São considerados documentos válidos:
- Cédula de Identidade (RG ou CIN);
- Carteira de Identidade Nacional;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emitida conforme a Lei n.º 9.503/1997;
- Carteiras expedidas por:
- Conselhos profissionais (OAB, CREA, CRM, etc.);
- Comandos Militares;
- Secretarias de Segurança Pública;
- Institutos de Identificação;
- Corpo de Bombeiros;
- Órgãos fiscalizadores do exercício profissional;
- Carteiras funcionais do Ministério Público ou expedidas por órgão público com validade legal como identificação;
- Certificado de reservista;
- Passaporte.
Documentos aceitos em formato digital (exclusivamente via aplicativos oficiais):
- CNH Digital com foto;
- e-Título (Título de Eleitor Digital);
- RG Digital.
Importante: documentos digitais devem ser apresentados exclusivamente por meio dos aplicativos oficiais. Não serão aceitos documentos digitalizados (fotos, PDFs ou capturas de tela). O(A) candidato(a) deverá preencher uma declaração de uso de documento digital, que permanecerá sobre a mesa durante a prova. A UFSM não se responsabiliza por falhas de conexão para acesso aos aplicativos.
Não serão aceitos os seguintes documentos de identificação:
- Cópias (mesmo autenticadas);
- CPF;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Título de Eleitor (físico);
- CNH em modelo anterior à Lei n.º 9.503/1997;
- Carteira de estudante;
- Protocolos;
- Crachás;
- Identidades funcionais de instituições privadas;
- Documentos danificados ou ilegíveis.
Alimentos durante as provas
Será permitido alimentar-se durante a prova, desde que os alimentos sejam de fácil manuseio e não provoquem odor, barulho ou incômodo aos demais candidatos. Lanches e líquidos devem permanecer embaixo da cadeira. As embalagens poderão ser submetidas à inspeção de segurança a qualquer momento.
Não é permitido
- Consultar ou comunicar-se com outra pessoa;
- Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro e similares);
- Portar lápis, lapiseiras, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, calculadora e quaisquer dispositivos eletrônicos;
- Utilizar relógio;
- Portar qualquer tipo de arma.
Manual do candidato
Mais informações podem ser consultadas no Manual do Vestibular 2026 e no Manual do Processo Seletivo Seriado 2026.
Texto: Jessica Mocellin, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias