
Na tarde deste sábado (10), foi realizada a primeira prova do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS) 2026 da UFSM. Neste ano, a prova inicial tive como temática os Geoparques e sua importância no desenvolvimento científico, tecnológico e econômico nos territórios que os abrigam. A temática foi relacionada a todas as disciplinas da prova 1, que abrange os conteúdos do primeiro ano do Ensino Médio.
Em 2026, a realização do PSS 3 marca a conclusão do primeiro ciclo do Processo Seletivo Seriado na UFSM, que iniciou em 2024. Agora, a modalidade de ingresso passa a concentrar 40% das vagas Universidade, enquanto o Vestibular e o Sisu correspondem a 30% cada.
Índices de abstenção
No Vestibular UFSM 2026, o índice de abstenção ficou em 26%, enquanto o Processo Seletivo Seriado foi de 8%, de acordo com informações do coordenador de tecnologia educacional da UFSM e coordenador geral do Vestibular e do PSS, Jerônimo Tybusch..
Trânsito e logística
Nesta tarde, 7.943 veículos ingressaram no Campus Sede da UFSM. A Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Rodoviária Estadual, responsáveis pelo controle do trânsito, não registraram nenhuma ocorrência até o início das provas.
O superintendente de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, Alexandre Brondani, informou que no domingo (11) a rua Duque de Caxias, no trecho entre a Silva Jardim e a Rua dos Andradas fica bloqueada das 6h às 18h. Entre as 6h e 8h, a Rua dos Andradas fica bloqueada entre as ruas Duque de Caxias e Conde de Porto Alegre. A rua Pedro Pereira, rota de acesso para a RS-287, funciona em sentido único, na direção de Camobi.
As saídas de ônibus do terminal na rua Vale Machado começam às 6h. Além dos horários normais, haverá o acréscimo de 11 viagens para o transporte de candidatos amanhã. O intervalo de tempo entre as linhas adicionais vai depender da demanda de passageiros.
Próximos passos
A correção dos cadernos de resposta começa na segunda-feira (12) e a previsão da divulgação da lista de aprovados deve ocorrer no início de fevereiro, de acordo com a reitora Martha Adaime.
Ela também destacou o trabalho realizado pelo Núcleo de Ingresso e Seleção Acadêmicos (NISA) que ocorre ao longo de todo o ano, desde a elaboração das provas até a divulgação dos candidatos aprovados.”Nós temos toda essa estrutura no dia de hoje e amanhã porque temos servidores públicos envolvidos nesse processo. A todos eles, o nosso especial agradecimento”, afirmou.
Locais de aplicação das provas
Além de Santa Maria, a organização dos processos seletivos destacou a aplicação das provas nos municípios de Cachoeira do Sul (RS), Frederico Westphalen (RS), Palmeira das Missões (RS), Curitiba (PR) , Florianópolis (SC), Caxias do Sul (RS), Passo Fundo (RS), Porto Alegre (RS), Santa Cruz do Sul (RS), Pelotas (RS) e Uruguaiana (RS).
Texto: Bernardo Silva, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Paulo Baraúna, estudante de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista