Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Transmissão da Copa das Confederações serve como teste para o mundial



 

A Copa das Confederações é usada como evento teste pela FIFA para a Copa do Mundo que acontece um ano depois. É uma oportunidade de testar os estádios que receberão os jogos da Copa do Mundo, além de ser, também, uma oportunidade de testar toda a infraestrutura de suporte ao evento, como trânsito, rede hoteleira, aeroportos e segurança. Assim, as emissoras que cobrirão o mundial em 2014 também podem testar modelos e formatos de transmissão.

Para esse teste, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) está transmitindo os jogos da Copa das Confederações, pelas suas seis rádios e em uma parceria com outras trinta rádios de todo o Brasil, sendo a Rádio Universidade da UFSM a única AM gaúcha. Além da Rádio Universidade, a Rádio FURG FM e a Rádio FM Cultura fazem parte da parceria no Rio Grande do Sul.

A equipe que faz a transmissão das partidas é toda da EBC, todos os jogos foram transmitidos, exceto três. Dois deles devido aos horários serem no mesmo de outra partida, e o outro por coincidir com o programa “A Voz do Brasil” e com o horário político. Além de transmitir os jogos, a EBC envia material para as rádios parceiras, como boletins sobre a copa. Devido a algumas restrições da FIFA, a transmissão das partidas só ocorre na frequência 800 AM da Rádio Universidade, na internet a rádio faz uma programação musical especial no horário. Para o programador Milton Oliveira, o trabalho que vem sendo desenvolvido é muito bom:

– O trabalho integrado da nossa cobertura regional com a cobertura nacional foi exitosa e, também, serviu como fundamento de aprendizado para os acadêmicos.

Esse aprendizado relatado por Oliveira refere-se ao projeto “Radar na Copa”. No Radar na Copa, os acadêmicos do curso de Comunicação Social – Jornalismo e integrantes do programa Radar Esportivo, da Rádio Universidade, fazem o pré-jogo antes de entrar em cadeia com a EBC, e, após as partidas, realizam o pós-jogo. O acadêmico de Jornalismo e integrante da equipe do Radar Esportivo, Bernardo Zamperetti, comenta o projeto:

– O Radar na Copa é uma experiência diferente e bastante importante. Nós já fazemos o Radar Esportivo, que deve seguir um script e que tem caráter mais informativo, e o Radar na Rodada, que é mais opinativo. O Radar na Copa consegue juntar essa duas coisas, conseguimos trabalhar igualmente com a opinião e informação.

Além de fazer o pré-jogo e o pós-jogo das partidas, o Radar na Copa possui boletins diários que vão ao ar às 12h30min e às 13h20min, na Rádio Universidade. A cobertura contribui com o crescimento dos acadêmicos e os prepara também para a cobertura da Copa do Mundo em 2014, como destaca o acadêmico de Jornalismo e integrante que está há mais tempo no Radar Esportivo, Guilherme Porto:

– O fato de cobrir diariamente os acontecimentos de um evento coloca o estudante de Jornalismo na real rotina produtiva da profissão. Além disso, o sistema de cobertura de evento, com pré e pós-jogo, faz com que os envolvidos tenham que explorar diversas áreas do fazer jornalístico. Para realizar comentários sobre determinado time, o acadêmico deve enriquecer seu conhecimento sobre o assunto, o que leva a um dos primeiros pontos da produção de notícia, que é a coleta de informação a respeito da mesma. Somando-se a isso, o participante ainda precisa elevar seu senso crítico, para poder gerar opiniões e debates sobre a temática levantada em cada momento da transmissão. Além de contribuir para o seu crescimento pessoal, os participantes do Radar na Copa, estão preparando o cenário da comunicação nacional para a realização de outro grande evento no próximo ano.

A equipe da Rádio Universidade que atua na transmissão dos jogos da Copa das Confederações é composta pelos operadores Jordan Jungues e Renato Molina, pelo programador e responsável pelas redes sociais, Milton Oliveira, pelo operador e diretor da Rádio, Celso Franzen, pela coordenadora de Comunicação Social, Elisângela Mortari, e pelos integrantes do Radar Esportivo, André Alves, Bernardo Zamperetti, Eduardo Simioni, Guilherme Porto, Jonas Migotto, Julio Desordi, Lucas Delgado, Marina Fortes, Nicholas Lyra, Rodrigo Thiel, Vinícius Azevedo e William Boessio.

Neste domingo (30), a Rádio Universidade, em parceria com a EBC, encerra sua cobertura da Copa das Confederações. Os jogos transmitidos serão a decisão do terceiro lugar, entre Uruguai e Itália, às 13h e a final da competição, entre Brasil e Espanha, às 19h. A transmissão inicia ao meio dia, com o pré-jogo da equipe do Radar na Copa.

Repórter: Jonas Migotto – Acadêmico de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-10849

Publicações Recentes