O Núcleo de Fruticultura Irrigada do Colégio Politécnico realizou, nos dias 9 e 10 de agosto, o 1º curso de Produção de Nogueira-pecã. Participaram do treinamento 45 pessoas, sendo a maioria, produtores ou empreendedores com plantações de 100 a 2.500 plantas. A equipe da fruticultura apresentou 10 anos de pesquisas, experimentos e visitas técnicas realizadas em três estados do Sul do Brasil, Uruguai, Argentina, México, e Estados Unidos.
Foram apresentados os cuidados na escolha da área, cultivares, polinizadoras, plantio, irrigação, fertirrigação, podas, pragas e doenças, colheita, secagem, armazenamento e comercialização. O curso contemplou teoria e prática com demonstrações de plantio, fertirrigação, preparo das caldas, adubação de manutenção e foliar, enxertias e podas. Após a realização do curso, os participantes fizeram a avaliação do curso, dentre os pontos fortes do curso, elencaram: qualidade e inovação dos conteúdos, didática dos instrutores, atualização dos dados, qualidade do livro texto e interação com o público.
As sugestões apresentadas foram: ampliação da carga horária, realização do curso em três fases da cultura e mais cursos sobre cada um dos itens apresentados. Devido à grande procura pelos produtores de nozes, a Equipe da Fruticultura irá realizar outro curso dias 13 e 14 de setembro. Os três estados do Sul do Brasil possuem mais de 10.000 hectares ocupados com a cultura e mais de 5.000 produtores de nozes. O incremento anual da cultura é de 1.200 hectares. A renda dos produtores varia de R$5.800,00 a R$32.000,00 por hectare/ano. Para o professor e coordenador da Área de Fruticultura, Diniz Fronza, os treinamentos de produtores (mais de 1100 pessoas/ano), só é possível devido ao apoio de vários setores da UFSM.
Nos meses de outubro, novembro e dezembro serão ofertados cursos de citros, morango e produção de uvas, respectivamente. Os interessados podem obter informações e inscrições pelo e-mail cursosdefruticultura@gmail.com.