Começou nesta segunda-feira (14), em Viamão, a terceira etapa presencial do curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo – Residência Agrária da UFSM. As atividades acontecem no assentamento Sepé Tiaraju. Além das disciplinas curriculares, haverá saídas a campo para conhecer a realidade dos assentamentos da região metropolitana de Porto Alegre, com relação aos assuntos abordados nas disciplinas de Mundo Real Contemporâneo e Agroecologia.
Os alunos do curso vão conhecer a produção orgânica de arroz, experiências de certificação orgânica, escolas rurais, experiências de grupos de mulheres rurais, projetos em andamento na região e planejamento e gestão de cooperativas. As saídas a campo serão socializadas entre os alunos e professores, a fim de gerar reflexões sobre as realidades vivenciadas.
Atualmente em sua segunda edição, o curso é resultante de um convênio estabelecido entre o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária e a UFSM. Entre os 50 alunos do curso, há membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), profissionais de assistência técnica e extensão rural e integrantes de projetos vinculados à universidade.
Mais informações pelo e-mail residenciaagraria@gmail.com ou na página do curso no Facebook: www.facebook.com/residenciaagraria.ufsm.