A
inovação e o empreendedorismo seguem em discussão na UFSM até sexta-feira (28)
com a programação do 1º Salão de Inovação e Empreendedorismo 2014, que acontece
no auditório do Centro de Tecnologia (CT), reunindo representantes
de empresas e instituições, além de profissionais e estudantes. A organização é do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NIT).
Na tarde
de terça-feira (25), Paulo Zavislak, da UFRGS, falou sobre “Caminhos da
Inovação na Indústria Gaúcha”. Na palestra, o professor apresentou resultados
de um trabalho feito nos últimos cinco anos, em que empresas de todos os
setores de atividade industrial do Rio Grande do Sul foram pesquisadas. Segundo
Paulo, o objetivo era entender o que acontece para que o desenvolvimento seja tão
lento, assim como entender o que justifica os casos de sucesso.
A
pesquisa permitiu concluir que os problemas se encontram na base tecnológica,
que, conforme o professor, é antiquada, o que faz com que as empresas que se
situam nessa base adotem estratégias fortemente baseadas em custos e redução de
preços sem agregação de valor aos seus produtos.
Além
disso, destacou-se o fato de que o número de empresas que estão nesse segmento
é realmente grande e tem um perfil muito interessante. “São empresas familiares
de pequeno porte, muito focadas em produção e quase que exclusivamente numa
espécie de prestação de serviços a outras empresas. Então, elas não desenvolvem
produto, não precisam ter táticas e técnicas comerciais”, destacou.
A
partir disso, buscaram-se alternativas. Paulo sugere que as empresas pequenas
pouco inovadoras devem focar em produtos de alta qualidade, enquanto empresas
focadas em operação necessitam tomar medidas que visem encantar o mercado,
investindo em marca. “E de modo geral a gente precisa mudar a cultura, a forma
de ver o desenvolvimento. Não podemos ficar pensando que fazer um produto
barato, com custo baixo, possibilitará a geração de riqueza. Eu preciso gerar
coisas novas, instigar as pessoas a mudarem seus padrões de consumo, as
empresas a quererem mais do que simplesmente uma peça boa bonita e barata,
porque isso não existe. Para ser bonito, com valor e capacidade de encantar
pessoas custa um pouco mais, mas também gera riqueza”, salientou.
Além
da palestra, na tarde de terça também aconteceu uma mesa-redonda com o presidente
da Lifemed, Franco Pallamolla, o gerente de Tecnologia e Inovação Corporativa
da Basf no Brasil, Rony Sato, e o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Stara,
Cristiano Buss.
A programação do 1º Salão de Inovação e Empreendedorismo 2014, que seque até sexta-feira, pode ser conferida aqui.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site ou na página do evento no Facebook.
Texto e fotos: Germano
Molardi – acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

