ROOM é um aplicativo para smartphone
(APP) que utiliza a geolocalização para
compartilhar conhecimento. Lançado em
setembro deste ano, o projeto foi idealizado no início de 2013 pelos irmãos
Maurício Orellana Gonçalves e Carlos Alberto Orellana Gonçalves, egressos da
Universidade Federal de Santa Maria, respectivamente, nas áreas de Design e da
Comunicação Social. Os dois convidaram amigos – estudantes, pesquisadores e
professores da UFSM – para o implementar dessa proposta.
O aplicativo foi produzido por
profissionais de Ciências da Computação da empresa Delivery Much, que integra a
Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM). A proposta é destinada a quem busca novas formas de compartilhamento de informações e
conhecimento. A equipe diretiva e administrativa do ROOM é composta por
acadêmicos da pós-graduação e graduação da Instituição e a administrativa conta
ainda com a assessoria de professores e técnicos da UFSM. O aplicativo é
gratuito e está disponível para download nos sistemas Android e iOS, e atualmente
(passados três meses do lançamento) alcança a marca de 500 downloads.
O ROOM funciona da seguinte maneira:
ele mapeia os pares científicos (pesquisadores, professores e estudantes)
próximos ao perfil logado, possibilita o contato para a troca ou venda de livros
ou outros materiais educativos. Também é possível divulgar serviços de aula
particular ou de escolas e cursos, facilitando o contato com professores
próximos geograficamente e com pesquisadores da mesma área e interesse
científicos. Além disso, o APP estabelece um sistema de qualificação dos
perfis, pelo nível acadêmico e pelas indicações positivas dadas pelos próprios
usuários, permitindo a busca pelos “mais qualificados”. O ROOM ainda possibilita
a localização de museus, bibliotecas e universidades.
A iniciativa surgiu pelo fato de a equipe compreender
que a educação está em processo de transformação, com o aprendizado ocorre cada
vez mais virtualmente e a cultura assume papel fundamental na formação profissional.
“A proposta do aplicativo vem ao encontro dessa tendência, pois acreditamos que
aprender não tem fim”, declara a diretora de Comunicação do ROOM, Patrícia Franck
Pichler.
O objetivo do aplicativo é aproximar pessoas com
interesses educacionais e culturais
os próprios usuários, com informações de livros, DVDs e materiais educativos à
venda ou troca, e também disponibilizar suas informações acadêmicas, como áreas
de interesse e pesquisa, para contato e constituição da rede, mantendo seus
perfis atualizados. Já a localização de espaços culturais é atualizada por uma
equipe do projeto que pesquisa estes locais, com foco, inicialmente, no Brasil,
e elabora um cadastro com informações básicas, que são adicionadas ao banco de
dados do ROOM. Os usuários também podem auxiliar, enviando sugestões à equipe
sobre os locais culturais que conheceram em cidades que visitaram.
O diferencial está em ativar a liderança de todos na busca de conhecimento
e propiciar um impacto positivo na sociedade através da educação, da cultura e
da comunicação. É importante considerar também que
o aplicativo serve de mediação para interações culturais no meio físico e que
ele pretende satisfazer a demanda de serviços e produtos educacionais de
qualidade para diferentes públicos. Em poucas palavras, com o ROOM tem-se a
oportunidade de interação entre academia, mercado, estudantes e profissionais.
De acordo com Patrícia, o app oportuniza uma experiência que transcende a
proposta dos demais projetos já existentes e se baseia nas necessidades e
tendências contemporâneas.
Para mais informações sobre o
aplicativo e também para baixá-lo acesse a página do ROOM no Facebook.
Texto: Sabrina Cáceres


