Desde 2014, a UFSM está atenta para o problema do abandono de animais no campus. A intenção do Projeto Zelo – iniciativa que foi criada para tratar do tema – é não só, como o próprio nome diz, cuidar dos cães e gatos que já foram deixados na universidade, mas também incentivar a posse responsável.
Além de buscar alternativas para garantir a segurança dos usuários do campus, a universidade também está buscando dialogar com a comunidade para construir uma saída para garantir o bem-estar dos animais. Na última segunda-feira, uma cadela foi encontrada pela equipe de vigilância perto da pista de caminhadas do Centro de Eventos, com diversos ferimentos. Há suspeita que o animal tenha sido atropelado ou vítima de um abuso sexual. Uma ocorrência policial foi registrada e o caso será investigado.
Nas últimas semanas, também foram registrados casos de cães que tentaram morder vigilantes da universidade e de uma vigilante que chegou a ficar ferida. Por conta disso, nesta quarta-feira (25), às 10h30min, na reitoria da UFSM, ocorre uma reunião do vice-reitor, Paulo Bayard Dias Gonçalves, com representantes de organizações não-governamentais que cuidam de animais.
A intenção é discutir ações conjuntas e efetivas para garantir o bem-estar dos animais que já estão no campus e evitar que novos abandonos aconteçam.
Qualquer pessoa que tenha presenciado abandono de animais no campus pode fazer uma denúncia pelo número (55) 3220-8279. Já quem presenciar situações de maus tratos a animais ou necessitar de ajuda por conta de ataques deve entrar em contato com o setor de Monitoramento do campus, no telefone 3220-8080.
Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor