Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

​Projeto Zelo: uma ação voltada para a universidade



A preocupação com os animais que são abandonados no campus da UFSM é antiga, mas em dezembro de 2014, a Instituição criou o Projeto Zelo, que visa conscientizar a comunidade acadêmica da problemática do abandono e do cuidado responsável. 

Parceria entre o Gabinete do Reitor, a Pró-Reitoria de Extensão e o Hospital Veterinário Universitário, o projeto visa, exclusivamente, os animais abandonados no campus. Foram dispostas 36 placas com informações sobre a legislação que proíbe o abandono de animais de qualquer espécie, assim como orienta sobre ações que podem ser efetivadas no caso da constatação de descuido com animais, no âmbito da UFSM.

A iniciativa tem caráter principalmente educacional, mas a ideia é que em seguida esses animais, que na última contabilidade somavam 74 cães, sejam castrados, chipados e adotados. A avaliação é de que isso seria um grande êxito para o projeto.

Muitas pessoas buscam ajudar os cães que vivem no campus da melhor maneira possível. No entanto, a adoção ainda é um passo mais avançado e mais esperado. 

Quem já abriu o espaço da sua casa para alguns desses animais, como Simone Doico, reforça a sua importância, afirmando que “além de estar tirando o animal da vida precária das ruas e estar dando uma vida digna pra eles, também está contribuindo para uma questão de saúde pública, pois quanto menos animais nas ruas, sujeitos a doenças, melhor. Então, quem adota, está contribuindo para a resolução de uma questão social”.

O Projeto Zelo é um projeto da universidade para a universidade, e aos poucos suas metas e objetivos vão sendo alcançados. Todos que participam do projeto, aprendem a todo instante, sobre como se faz o cuidado responsável com os animais, pois o principal objetivo do projeto é educacional.

O telefone disponibilizado (3220-8279) é apenas para casos dentro da universidade. Além de abandono, também podem ser denunciados maus-tratos para com esses animais e situações de conflito, como cães que ameaçam atacar. Nesses casos, o número é 3220-8080, diretamente no setor de Monitoramento do campus.

Texto e fotos: Luana Mello – acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-22273

Publicações Recentes