A ferramenta de Gestão da Transparência e Controle Orçamentário do Centro de Educação (CE) da UFSM ganhou destaque nacional esta semana no portal da Parceria para Governo Aberto ou OGP (do inglês Open Government Partnership), que é uma iniciativa internacional que visa difundir e incentivar globalmente boas práticas governamentais relacionadas à transparência dos governos, ao acesso à informação pública e à participação social. No Brasil, a representante da OGP é Controladoria Geral da União (CGU).
Assim, através da realização de uma entrevista com os responsáveis pela proposta, foram apresentados detalhes da ferramenta desenvolvida pelo CE, considerada pela equipe de especialistas da CGU como uma proposta inovadora, caracterizada pela simplicidade e efetividade no compartilhamento de informações, que contribui para a promoção da transparência, accountability e aumento da integridade na gestão pública. A ferramenta foi descoberta pela CGU no mês de maio deste ano, quando foi divulgada nas redes sociais, como um exemplo de iniciativa da UFSM em favor do interesse público. Além do CE da UFSM já foram entrevistados outros órgãos públicos de renome nacional, que se destacam na promoção de boas práticas de gestão da transparência, tais como a Prefeitura de São Paulo, Banco Central, Ministério da Justiça e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A partir disso, a iniciativa do CE já é uma das candidatas a prêmio no Concurso Nacional de Boas Práticas de Gestão, promovido anualmente pela CGU, representando a instituição e o município neste importante evento. Pela repercussão da proposta, o servidor Rodrigo Roratto, que é um dos líderes da iniciativa no CE, foi convidado a participar de reunião de disseminadores da inovação em transparência na Administração Pública, que ocorrerá no próximo mês, na sede da CGU. Assim, o Centro de Educação agradece a todos os apoiadores desta iniciativa, que é um orgulho a nossa comunidade.
Para ler a íntegra da entrevista com a equipe do CE, acesse o portal Parceria para Governo Aberto.
Para conferir as entrevistas realizadas com outros órgãos públicos que também desenvolveram iniciativas inovadoras, acesse aqui.
Texto: Assessoria de Comunicação do Centro de Educação/UFSM
