O amanhecer do último domingo (13) marcou a realização da 1ª Alvorada Gaúcha na UFSM. O largo do Planetário recebeu o evento, que iniciou nas primeiras horas do dia, com preparação de comidas típicas, concurso de danças gaúchas de salão e café da manhã.
Organizado pelo DTG Noel Guarany, com o apoio do Gabinete do Reitor, a 1ª Alvorada integra a programação da Semana Farroupilha da 13ª Região Tradicionalista (RT).
A alvorada contou com a presença do reitor, Paulo Burmann, dos integrantes do DTG, do coordenador da 13ª RT, Ildo Wagner, e de representantes de entidades da região. Também estiveram presentes representantes do Instituto Federal Farroupilha – campus São Vicente do Sul. A 1ª Alvorada foi inspirada em evento semelhante realizado no Instituto.
Após uma missa que marcou o inicio dos festejos, o coordenador da 13ª RT entregou ao reitor e ao patrão do DTG, Luciano Pes, a portaria que estabelece a permanência da chama crioula nas dependências da UFSM durante esta Semana Farroupilha.
Pela primeira vez, a Universidade abriga a ronda da chama crioula, habitualmente, realizada na sede da coordenadoria da 13ª.
Burmann e Pes destacaram a importância da parceria entre o DTG e a gestão e ressaltaram a expectativa de que este evento marque o inicio de outras parcerias.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor

