O 2º colóquio “Mídia, interação e estudos fronteiriços”, nesta sexta-feira (23), contará com a palestra do professor Jacques A. Wainberg sobre o tema “Mídia e terror, comunicação e violência política”. A palestra ocorrerá às 13h30min, no auditório do prédio 74C.
O professor Jacques A. Wainberg atua na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Sua abordagem do tema envolve análises sobre conflitos em geral e sobre o terrorismo em particular. Seu entendimento do terror o considera como uma forma de “comunicação violenta”, na qual a imprensa é acusada de cumplicidade e de manter uma relação “simbiótica” com tais grupos que utilizam o ataque a bombas, sequestros e assassinatos, entre outros meios violentos, para fazerem ouvir suas demandas.
Wainberg analisa que as vozes críticas consideram as corporações jornalísticas e os terroristas como vivendo em conluio, um animando-se da energia do outro: “Ao noticiar quase instantaneamente os golpes assassinos desses grupos, a mídia também amplia o circulo do medo. A hipótese corrente é a de que sem imprensa provavelmente não haveria terror”.
A segunda mesa do evento iniciará às 11h, tendo como tema “Mídia, interações e fronteiras”, e contará com quatro pesquisadores que vão abordar as interações que se estabelecem nos espaços fronteiriços, com e na mídia.
A professora Vera Raddatz (Unijuí), doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação e Informação da UFRGS, professora do Mestrado em Direitos Humanos da Unijuí e professora do Curso de Comunicação Social da Unijuí, vai palestrar sobre “Rádio e fronteiras culturais: o papel da programação e do ouvinte na sociedade digital”. Maria Liz Benetiz Almeida (UFSM), mestranda em Comunicação Midiática pela UFSM e licenciada em Letras – Espanhol pela UFSC e Marketing pela Universidad Americana do Paraguai, vai tratar da identidade brasiguaia na mídia paraguaia, enquanto que o professor Juan Francisco Xavier (Cerp del Norte, Uruguai), que possui graduação em Educacion Cívica pelo Instituto de Professores Artigas e especialização en Ciencia Políticva y Sociología, pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Argentina), vai abordar “Meios de medos no Uruguai: a construção do outro perigoso na ágora midiática”. A mesa contará ainda com a participação de Ana Isaía Barreto (ESPM, Unisinos e UFSM), graduada em Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social pela PUCRS, cuja palestra tem como tema “Contextualizando os complexos urbanos transfronteiriços”.
A programação completa do colóquio pode ser conferida aqui e na página no Facebook.
O evento será aberto ao público e é isento de taxa de inscrição.
As inscrições podem ser realizadas no local ou antecipadamente através do link.
A promoção do colóquio é do Grupo de Pesquisa Comunicação, Identidades e Fronteiras do PPG em Comunicação.
